one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Geraldo Alckmin

Imagem:

Compartilhar:

Alckmin vai pedir ao governo federal desoneração para empresas de saneamento

Criado em 30/10/14 19h45
Por Flávia Albuquerque Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, voltou a dizer hoje (30) que pedirá ao governo federal mais recursos financeiros e a desoneração de impostos a fim de enfrentar a crise de abastecimento de água que atinge o estado de São Paulo. Segundo o governador, é necessário conceder a isenção da Cofins e do PIS para empresas de saneamento básico, o que ajudaria muito a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a ter recursos para fazer investimentos.

"O governo federal precisa tirar o imposto da água. A presidente Dilma Rousseff prometeu que faria isso há quatro anos. Aliás, todos os candidatos prometeram isso nas eleições de 2010. Nesses últimos quatro anos a Sabesp pagou R$ 2,5 bilhões do PIS e da Cofins. Por ano paga R$ 680 milhões do PIS e da Cofins. Se desonerar o setor de saneamento, o Brasil inteiro vai poder investir mais”, disse depois de participar da abertura do 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Veja também no Portal EBC:

MP ajuíza ação para que Sabesp reduza retirada de água do Alto Tietê

Ar seco mantém em baixa níveis de reservatórios em SP

ONGs formam aliança e propõem soluções para a crise da água em São Paulo

Alckmin argumentou que a pauta já está colocada e é justo que seja atendida sob o ponto de vista social. “Vamos levar essa pauta para os governos estaduais e municipais, porque todos pagam. Com a isenção, haveria uma capacidade muito maior de investimento. E pode reduzir a conta para o consumidor. Aí cabe a cada empresa de saneamento decidir se quer reduzir a conta de água ou investir mais”.

Perguntado sobre os temores da indústria com a falta de água, que ela afete o processo produtivo, o governador explicou que o reúso da água é uma boa solução e a Sabesp tem uma empresa que cuida dessa questão. “Temos para a indústria 70 metros cúbicos por segundo de água de reúso. Esse é um bom caminho porque é muito mais barato. A Sabesp tem uma empresa só para isso. Hoje o Polo Petroquímico do ABC é todo de água de reúso”.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário