one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pacientes do InCor participam de mutirão de tratamento

Imagem:

Compartilhar:

Ações marcam o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Criado em 12/11/14 20h53
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro

No Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, foram promovidas várias ações preventivas em todo o país. Em Brasília, a campanha "Coração na batida certa" se desenvolve no aeroporto internacional, onde membros da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) alertam passageiros e aeroportuários sobre os riscos e ensinam a prevenir arritmias cardíacas e morte súbita. Agentes do Samu também também participam, e fazem demonstrações de ressuscitação de parada cardiorrespiratória.

Leia mais notícias:

Cientistas da USP usam proteínas para eliminar a leishmaniose

O coração normal trabalha em uma sequência de batidas com ritmo certo. Quando isso não ocorre, existe a chamada arritmia cardíaca.Se as batidas forem rápidas, é taquicardia, e quando lentas é bradicardia. Morte súbita ou repentina, não acidental, é, na maioria das vezes, de origem cardíaca, de acordo com o cardiologista Renato David da Silva.

Ele explica que as principais causas de morte súbita são as arritmias cardíacas. “Basicamente, as mortes súbitas são associadas a cardiopatias. Então, prevenir doenças que podem se associar a cardiopatias é fundamental. A gente nunca pode esperar sintomas, a partir de certa idade, 35 a 40 anos, tem que fazer avaliação médica regularmente para diagnosticar possíveis patologias, [pois] a evolução das doenças é que, muitas vezes, predispõe a eventos malignos”, disse ele.

Segundo o cardiologista, pessoas com coração normal também podem sofrer morte súbita, mas a maioria decorre de pessoas com doenças estabelecidas. “Algumas cardiopatias, de modo geral, são de fases mais avançadas da vida - sexagenário e idosos, principalmente. No entanto, pessoas jovens também são atingidas. Nesses casos, geralmente associados a doenças genéticas. Pessoas que têm histórico de morte súbita na família - pais, principalmente, familiar de primeiro grau - têm que procurar atendimento o quanto antes, porque isso já pode ser indicativo de patologia de risco", completou.

A campanha, organizada pela Sobrac, tem como slogan "Não deixa seu coração sair do ritmo", e se repete todos os anos, sempre no dia 12 de novembro. De cunho educativo, ela procura  informar à população em geral sobre cuidados com arritmias cardíacas, pois elas podem provocar morte súbita - um dos principais índices de mortandade no país.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário