one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Incêndio em transformador de Imperatriz, no MA, gerou interrupção de enrgia em cidades de todo o Nordeste, e em outras da região Norte

Imagem:

Compartilhar:

Desoneração fiscal do governo federal levou preço da energia elétrica a cair 20%, diz Firjan

Criado em 28/11/13 20h45 e atualizado em 28/11/13 21h46
Por Nielmar de Oliveira Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Estudo divulgado nesta quinta-feira (28) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) constatou que a desoneração fiscal promovida pelo governo federal sobre os custos da energia elétrica fornecida para a indústria, aliada ao processo de renovação das concessões do setor, provocou uma queda efetiva de 20% no custo da energia elétrica no Brasil.

A entidade ressaltou, porém, que os reajustes feitas pelas distribuidoras e a elevação do preço da energia decorrente do acionamento das usinas térmicas – a maioria gerada a partir do gás natural - absorveram mais da metade da redução.

Leia também:

Contrato para construção do satélite brasileiro é assinado entre Telebrás e Visiona

Depois de dez anos, Rio volta a sediar Feira do Empreendedor

Produtor rural que paga dívida em dia tem taxa de juros reduzida para 3,5% ao ano

Segundo as informações da Firjan, o custo médio da energia para a indústria no país chegou a cair 20,8% entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, passando de R$ 332,23 por megawatts/hora (MWh) para R$ 263 o MWh - valor exercido em janeiro deste ano.

O estudo indica que, das 63 distribuidoras analisadas, 36 tiveram aumento do custo da energia entre 5% e 15%, considerando os reajustes já feitos em 2013. Em seis distribuidoras, a variação foi maior de 20%, o que significa que os reajustes absorveram quase toda a redução conquistada em janeiro, após o anúncio do pacote de energia do governo. 

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, admite que o país avançou, mas defendeu a necessidade de que a redução do custo da energia continue em debate, principalmente no âmbito dos estados. 

“O peso dos impostos, em especial do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], encarece muito a energia e a produção da indústria, dilapidando sua competitividade. O governo federal foi corajoso, demonstrou que é possível reduzir o custo deste insumo. Agora é a vez de os estados avançarem nesta questão”, disse.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário