one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Diretor do BC prevê aumento de gastos públicos para este ano

Criado em 29/09/14 16h34 e atualizado em 29/09/14 17h02
Por Kelly Oliveira Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

As contas públicas podem apresentar aumento de gastos este ano. De acordo com o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, há risco de a política fiscal ser considerada expansionista, com aumento de despesas.

A avaliação sobre política fiscal é feita com base no conceito chamado superávit primário estrutural, cálculo feito com base na exclusão de receitas e despesas extraordinárias, assim como das decorrentes dos ciclos econômicos. Por esse conceito, é possível dizer se a política fiscal é neutra, expansionista ou contracionista.

Leia também:

Mantega anuncia medidas para dinamizar as exportações brasileiras

Variação do dólar é menor que há 10 anos

Manutenção de planos de investimento mostram confiança na economia, diz Coutinho

Conforme o diretor, no Relatório de Inflação, divulgado hoje (29), o BC manteve a expectativa de que a política fiscal sairá da posição expansionista para a neutralidade, mas há “risco” dessa hipótese não se concretizar este ano. “A hipótese com a qual trabalhamos é de neutralidade, mas o risco é de que não seja”, ressaltou o diretor. “Para 2015, as evidências indicam que nossa hipótese se confirmará”, acrescentou.

Araújo não respondeu se a meta de superávit primário, economia para o pagamento de juros da dívida pública, de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), será alcançada. Segundo ele, a pergunta deve dirigida a autoridades fiscais, uma vez que o BC só trabalha com superávit primário estrutural.

No Relatório de Inflação divulgado em junho, o BC afirmou que o superávit primário gerado pelo setor público no primeiro quadrimestre do ano mostrou-se consistente com a meta. Já no documento divulgado hoje, retirou a afirmação.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário