one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os primeiros resultados das eleições gerais  em Angola, começam a ser divulgados neste sábado (31)

Imagem:

Compartilhar:

Oposição pede na Justiça recontagem dos votos em Angola

Criado em 14/09/12 16h50 e atualizado em 15/09/12 11h32
Por EBC Fonte:Agência Lusa

angola
Angola realiza primeiras eleições gerais após o fim da guerra civil em 2002 (Radio Nederland Wereldomroep)

Luanda (Agência Lusa) - As três maiores forças da oposição política em Angola deram entrada na Justiça  para pedir a recontagem dos votos nas eleições presidenciais realizadas  no dia 31 de agosto, sob a alegação de fraude.

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a Coligação Ampla de Salvação de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) e o Partido da Renovação Social, formações políticas que tiveram suas reclamações sobre as eleições gerais de 31 de agosto rejeitadas pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), entregaram nesta sexta-feira (14) os respectivos recursos no Tribunal Constitucional (TC).

Notificadas formalmente na quinta-feira (13) pela CNE, as organizações decidiram avançar para a última instância judicial depois do órgão eleitoral ter considerado que as suas reclamações eram "imbuídas de má-fé" e haviam sido entregues fora do prazo estipulado.

Leia Também:

Comissão rejeita reclamações eleitorais em Angola

EUA pedem investigação de irregularidades em eleições de Angola

Oposição realiza contagem paralela dos votos em Angola

José Eduardo dos Santos é reeleito presidente de Angola

Em declarações à Lusa, Benedito Daniel, secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), o primeiro a entregar o recurso no TC, manifestou "confiança" no órgão judicial para a resolução do caso."Confiamos no tribunal para que venha a resolver esse conflito, que não é assim tão complicado", disse o secretário-geral do PRS, partido que obteve três assentos parlamentares, com 1,70% dos votos.

Por sua vez, o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, disse que o maior partido da oposição em Angola, que elegeu nestas eleições 32 deputados, com 18,66% dos votos, vai usar todos os instrumentos legais angolanos e internacionais para ver resolvido o problema.

"Os dirigentes da CNE têm tratado a questão com muita superficialidade, as posições políticas e a postura que assumiram é antipatriótica", criticou Alcides Sakala. Questionado sobre a posição que a UNITA irá tomar em caso de indeferimento do recurso apresentado, Alcides Sakala disse preferir esperar pelo final."Nós vamos manter um discurso positivo e  esperar pela posição do Tribunal Constitucional", frisou. Lindo Bernardo Tito, porta-voz e um dos vice-presidentes da CASA-CE, afirmou à Lusa que "espera a aplicação da lei".

"A CASA-CE espera que a lei seja aplicada e que não  mantenha a decisão política da CNE. Esperamos do TC uma decisão honesta, justa e de acordo com a lei, que obrigue a CNE a recontar os votos", sintetizou.

Os três maiores partidos da oposição recusam o resultados das eleições gerais de 31 de agosto. A Comissão Eleitoral de Angola declarou como vencedor do pleito, com mais de dois terços dos votos, (71,84%) e a eleição de 175 deputados,  o presidente José Eduardo dos Santos e seu partido Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). O partido está no poder há 33 anos, desde que o país africano declarou sua independência em relação a Portugal, em 1975.

Desde então ocorreram no país três eleições gerais no país, sendo que a deste ano foi a primeira após o fim da guerra civil, em 2002. Desde 2010, as eleições para presidente em Angola são feitas de forma indireta, quem escolhe o presidente são os deputados.

Os recursos da oposição serão apreciados em Plenária do TC. O tribunal dispõe de 72 horas para dar a decisão, da qual não cabe recurso, e que será divulgada até segunda-feira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário