one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A expectativa é que o deputado governista Diosdado Cabello continue na presidência da Assembléia Nacional da Venezuela em meio às incertezas sobre a saúde de Chávez

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da Assembleia convoca manifestação por Chávez no dia da posse

Criado em 07/01/13 17h53 e atualizado em 07/01/13 20h07
Por Portal EBC*

Deputado chavista deve continuar na presidência da Assembléia Nacional
"Eu tenho dúvidas sobre a intenção da oposição", afirma o presidente da Assembleia Nacional Diosdado Cabello (Agência Télam)

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela reeleito este final de semana, Disodado Cabello, convocou o povo venezuelano a concentrar-se no dia 10 de janeiro, data em que está marcada a posse presidencial,  nas redondezas do Palácio de Miraflores, sede do governo, em apoio ao presidente Hugo Chávez.

A convocatória para o ato que deve começar às 10h da manhã foi feita durante coletiva de imprensa realizada na sede do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do qual Cabello é vice-presidente.

"Estamos convocando uma grande concentração, apoiando o presidente Chávez de maneira contundente nas ruas", afirmou Cabello. Ele lembrou que alguns setores da direita venezuelana estão convocando uma parada cívica até que apareça o presidente Chávez. "Eu tenho dúvida das intenções da oposição", afirmou ao lembrar que nenhum dirigente da direita desmentiu o chamado à paralização

O estado de saúde de Hugo Chávez tem gerado uma série de especulações sobre o que deve ocorrer na data marcada para a posse. A oposição venezuelana defende que se Chávez não tiver condições de se apresentar em Caracas nesse dia, Cabello deve assumir a presidência na condição de mandatário da Assembleia Nacional e convocar novas eleições para 30 dias.

Leia também:

Autoridades brasileiras não vêem motivo para apreensão sobre democracia na Venezuela

"Chávez é um presidente reeleito e isso faz o diferencial", diz procuradora-geral

Professor fala como seria o futuro da Venezuela sem Hugo Chávez

Clima é de incerteza na Venezuela a três dias da posse de Chávez

Cabello diz que a constituição do país não prevê que ele assuma a Presidência do país no dia 10 de janeiro, na impossibilidade de Chávez fazê-lo. “Em nenhuma parte a Consituição diz que o presidente da Assembléia Nacional deva assumir a presidência em 10 de janeiro. Quando eles [a oposição], falam de vazio de poder, planejam um golpe de estado”, afirmou Cabello.

O artigo 231 da Constituição da Venezuela diz exatamente que “o candidato eleito ou candidata eleita tomará posse do cargo de Presidente ou Presidenta da República em 10 de janeiro do primeiro ano de seu mandato, mediamente juramento ante a Assembléia Nacional. Se por qualquer motivo o Presidente ou a Presidenta da República não possa tomar posse ante a Assembléia Nacional, terá que fazê-lo diante do Tribunal Supremo de Justiça”. O texto não toca sobre a mudança da data de juramento.

Nesta segunda-feira (07), a procuradora-geral da Venezuela, Cília Flores, disse que o caso de Hugo Chávez configura uma exceção “é um presidente reeleito e isso faz todo o diferencial ao interpretar a Constituição”, disse durante entrevista ao canal multiestatal Telesur. Segundo a procuradora, caso não possa comparecer à Assembleia Nacional para fazer o juramento no dia 10, Chávez pode fazer o juramento posteriormente ao Tribunal Supremo de Justiça.

Essa é também a opinião do presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, para quem a data da posse é um “mero formalismo” e poderá ser remarcada em nova data a ser combinada com o TSJ.

* Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário