one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Líder da oposição na Tunísia, Chokri Belaid, foi assassinado.

Imagem:

Compartilhar:

Assassinato de líder de oposição leva a greve geral na Tunísia

Criado em 08/02/13 10h16 e atualizado em 08/02/13 10h42
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Chokri Belaid
Líder da oposição na Tunísia, Chokri Belaid, foi assassinado. (Wikimedia Commons)

Brasília – Manifestantes convocaram para hoje (8) uma greve geral na Tunísia que deve ganhar a adesão de sindicados e partidos políticos de oposição. A reação ocorre no dia do enterro do líder de oposição Chokri Belaid, assassinado a tiros ao sair de casa há dois dias. A morte do líder gerou protestos no país e várias críticas ao governo.

A morte de Belaid desencadeou dois dias de violência em todo o país. O enterro de Belaid está marcado para o início da tarde, em Djebel Jelloud, nos arredores de Túnis, capital do país. A morte do líder agravou a crise política no país. O primeiro-ministro da Tunísia, Hamadi Jebali, pediu que o governo seja formado por técnicos.

A paralisação foi convocada pela União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT) e por partidos políticos. O último apelo para uma greve geral foi em 14 de janeiro de 2011 quando houve a queda do governo do então presidente Zine El Abidine Ben Ali. Os protestos, em 2011, iniciaram a chamada Primavera Árabe caracterizada pela reação popular contra governos autoritários.

Assista reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O aeroporto de Túnis, o maior do país, estava aberto hoje de manhã. Mas alguns voos foram cancelados devido à paralisação. No país, a maior parte dos voos é controlada pela companhia aérea Tunisair.

Os líderes do protesto de hoje prometem uma manifestação pacífica. O Ministério do Interior da Tunísia apelou aos cidadãos do país para que redobrem os cuidados e evitem situações de risco.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário