one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Começa corrida eleitoral no Paraguai

Criado em 18/02/13 17h59 e atualizado em 18/02/13 18h39
Por Portal EBC*

Imagem - Lugo diz que não será candidato à Presidência da República em abril de 2013
Ex-presidente Fernando Lugo será candidato ao Senado do Paraguai (Marcello Casal Jr/ABr)

Nesta segunda-feira (18) inicia oficialmente no Paraguai o período de divulgação e publicação de propagandas políticas para as eleições gerais do próximo dia 21 de abril de 2013. A campanha eleitoral terá duração de 30 dias e será encerrada no dia 18 de abril, sendo que nos últimos dez dias de campanha os meios de comunicação públicos e privadores devem ceder três por cento de sua programação para a difusão das mensagens políticas dos diferentes partidos. O código eleitoral paraguaio limita a difusão de propaganda eleitoral em meios massivos de comunicação social no período que vai do dia 20 de março a 18 de abril.

As eleições marcadas para 21 de abril são consideradas determinantes para o reconhecimento da democracia no país por organismos multilaterais da região como Mercosul, Unasul e Organização dos Estados Americanos (OEA), que colocaram a democracia do país sob suspeita após a destituição do então presidente Fernando Lugo pelo Congresso em junho passado.

Candidatos

A Frente Guasú, coalizão de partidos de esquerda e centro esquerda liderada pelo ex-presidente Fernando Lugo, oficializou em janeiro a candidatura presidencial do médico Anibal Carrillo, tendo como vice o líder camponês Luis Aguayo. Lugo se candidatará ao Senado.Carrillo Iramain afirmou que não se aliará com os setores que “romperam a ordem democrática” no país, em referência ao impeachment realizado em menos de 30 horas em junho passado.

A aliança Avança País, uma dissidência da Frente Guasú, terá como candidato o ex-apresentador  de televisão Mario Ferreiro, além de Cynthia Brizuela Speratti para vice. O partido Kuña Pyrendá (“plataforma de mulheres” em guarani), criado em 2012, promove pela primeira vez duas mulheres para encabeçar o governo, a ex ministra Lilian Soto como presidenta e a dirigente rural Magui Balbuena como vice.

O empresário Horacio Cartes será o candidato do Partido Colorado, que governou de forma contínua entre 1947 e 2008 e Efrain Alegre é o candidato do Partido Liberal, apoiado pelo atual presidente Federico Franco.

Observadores

Segundo informou a agência pública de notícias do Paraguai, autoridades da Justiça Eleitoral solicitarão oficialmente ao Poder Executivo a concessão de imunidade diplomática para os integrantes da Missão Técnica de Observação da União de Nações Sulamericanas (Unasul) que acompanharão o processo eleitoral.

O assessor do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai, Luis Alberto Salas, afirmpou que ainda que o Executivo negue o pedido, a Justiça Eleitoral está em condições de garantir a segurança de todas as delegações que cheguem para acompanhar a transparência necessária para as eleições de 21 de abril. Ele ressaltou que a Justiça Eleitoral é a favor da vinda de observadores de qualquer organização que colaboram com a transparência das eleições para que os eleitos gozem da legitimidade política necessária.

O governo de Federico Franco, que assumiu o poder em junho passado, após a destituição de Lugo, mantem uma forte campanha contra a Unasul e o Mercosul, organismos multilaterais que suspenderam o Paraguai por considerar que o processo de impeachment produziu uma “quebra constitucional” no país.

Por conta da divergência politica, Franco não autorizou a participação de membros da Unasul para acompanhar as eleições.  Até o momento está garantida a presença de uma delegação enviada pessoalmente pelo secretario geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

* Com informações da emissora multiestatal de TV, Telesur e da agência pública de notícias do Paraguai, IPParaguay

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário