one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Irã e negociadores estrangeiros retomam negociações sobre programa nuclear

Criado em 27/02/13 10h51 e atualizado em 27/02/13 11h18
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Urânio enriquecido
Uma nova rodada de negociações está marcada para os dias 5 e 6 de abril, também no Cazaquistão.(Sergio Trenna/Creative Commons)

Brasília – Os negociadores do Irã e do grupo P5+1 (Grã-Bretanha, China, França, Rússia e os Estados Unidos, mais a Alemanha) retomam hoje (27) a segunda etapa de reuniões, que começou ontem. Em discussão, alternativas para atenuar o conjunto de sanções impostas ao Irã em decorrência das suspeitas existentes em relação ao programa nuclear do país – parte da comunidade internacional desconfia da fabricação de armas. Os iranianos negam irregularidades.

As reuniões ocorrem na cidade de Almaty, no Cazaquistão. A última rodada de negociações ocorreu há oito meses, em Moscou, na Rússia. Especialistas das seis potências sugerem que os iranianos suspendam o enriquecimento de urânio a 20% e fechem a Usina Nuclear de Fordo. Em troca, serão suspensas algumas sanções.

Leia também:
Irã e potências internacionais retomam negociações sobre programa nuclear


O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, disse que uma nova rodada de negociações está marcada para os dias 5 e 6 de abril, também no Cazaquistão. Antes, haverá uma conversa prévia entre peritos, em Istambul, na Turquia, no próximo dia 18.

Às vésperas das reuniões no Cazaquistão, o porta-voz da Diplomacia da União Europeia, Michael Mann, demonstrou otimismo em relação à retomada das negociações com os iranianos. Segundo ele, a tendência é de um diálogo “equilibrado” e “construtivo”.


*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV    //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário