one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa Brasileiros no Mundo

Imagem:

Compartilhar:

Presidente francês diz que vai promulgar lei que autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo

Criado em 24/04/13 12h03 e atualizado em 24/04/13 12h09
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Programa Brasileiros no Mundo discute possíveis mudanças na política migratória francesa
Presidente francês diz que vai promulgar lei que autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo (Foto: TV Brasil)

Brasília – O presidente da França, François Hollande, disse hoje (24) que a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por esses casais acompanha a evolução da sociedade no sentido de “mais liberdade e igualdade”. Hollande disse que vai sancionar o texto, aprovado ontem (23) pelo Parlamento.

Leia também:

França aprova casamento e adoção para homossexuais

Congresso colombiano debate casamento gay

A discussão sobre o tema ocupou os debates, nos últimos meses, e se intensificou na véspera da votação do texto. O projeto ainda depende de decisão do Conselho Constitucional, pois a União do Movimento Popular (UMP) recorreu à instituição na tentativa de derrubar a aprovação do texto. Mas Hollande já disse que pretende sancionar o texto.

“Assim que [o Conselho Constitucional] se pronunciar, sancionarei a lei”, disse Hollande, acrescentando que, ultrapassadas as questões relacionadas à votação, os franceses devem voltar a atenção para o que é “essencial: o emprego, a recuperação econômica e a confiança”.

Com a lei, a França passará a ser o 14º país do mundo a aprovar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e o nono entre os europeus. Portugal, a Holanda, a Bélgica, a Espanha, a Noruega, a Suécia, a Islândia e a Dinamarca já haviam aprovado a medida.

A controvérsia sobre o assunto levou à punição de três deputados da oposição, que foram multados por terem tido um comportamento considerado inadequado durante a votação na Assembleia Nacional. O valor da multa é 1,4 mil euros (cerca de R$ 3 mil) para cada um.

*Com informações da , Lusa

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário