one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Horacio Cartes, presidente do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Cartes visita Brasil, Argentina, Uruguai e Chile em setembro

Criado em 26/08/13 08h30 e atualizado em 26/08/13 09h02
Por Renata Giraldi* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Horacio Cartes, presidente do Paraguai
Ideia é encerrar qualquer resíduo de mal-estar provocado por 14 meses de suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) (Foto: Casa de América/Creative Commons)

Brasília – O novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, programou para setembro visitas ao Brasil, à Argentina, ao Uruguai e ao Chile. O Ministério das Relações Exteriores paraguaio confirmou as visitas e, embora sem itinerário definido, informou que a viagem começa por Buenos Aires, na Argentina, a partir do dia 11. A ideia é encerrar qualquer resíduo de mal-estar provocado por 14 meses de suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Leia também:
Exército colombiano prende guerrilheiro das Farc apontado como aliciador de crianças e adolescentes

Missão parlamentar das Ilhas Malvinas chega a Brasília


Antes da viagem, no próximo dia 30, Cartes participará da Cúpula da Unasul, em Paramaribo, no Suriname. É a primeira participação do Paraguai em reuniões da Unasul, desde a suspensão em junho de 2012. Na ocasião, os líderes regionais concluíram que o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo transgrediu a ordem constitucional.

Assessores de Cartes confirmaram também que ele participa da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

De acordo com o ministério, com as viagens aos países vizinhos, Cartes retribui os convites de visitas que recebeu dos presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Sebastián Piñera (Chile) – que encerra seu governo em dezembro, quando se realizam as eleições presidenciais chilenas. Os convites foram feitos no dia da posse de Cartes, há duas semanas.

A escolha da Argentina para a primeira etapa da visita é estratégica. É na Argentina que vive a maior comunidade paraguaia da América do Sul. No país, Cartes vai se reunir com a presidenta e também com o chanceler Héctor Timerman.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina     //     Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário