one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quênia: Shopping Westgate

Imagem:

Compartilhar:

Defesa do Quênia diz que crise deverá terminar em breve

Criado em 23/09/13 11h05 e atualizado em 23/09/13 11h23
Por Agência Brasil

Quênia: Shopping Westgate
O número de mortos chega a 68. O shopping está isolado por forças de segurança e, no início desta manhã, pode ser ouvido o uso de artilharia pesada no local (Kenya Red Cross Society/ Facebook)

Brasília - Autoridades militares do Quênia confirmaram, no início da manhã de hoje (23), que um cerco para resgatar reféns está sendo mantido no Shopping Westgate, em Nairóbi, na capital do país, após os ataques terroristas que ocorreram no sábado (21). De acordo com as Forças de Defesa do Quênia (KDF, sigla em inglês), o episódio deverá chegar ao fim em breve. O número de mortos chega a 68. O shopping está isolado por forças de segurança e, no início desta manhã, pode ser ouvido o uso de artilharia pesada no local.

Leia mais no Portal EBC: 

Número de mortos no Quênia sobe para 68

Brasil condena ataque a centro comercial no Quênia

"A maioria dos reféns foi libertada e a KDF assumiu o controle da maior parte do edifício. Nós acreditamos que não há mais de 10 reféns dentro do prédio", disse o porta-voz da KDF,Cyrus Oguna.

O porta-voz informou que quatro soldados quenianos foram levados às pressas para um hospital local após terem sofrido ferimentos leves ao proteger reféns durante a operação."Quatro soldados KDF sofreram ferimentos leves durante a operação de resgate, mas confinamos os homens armados em um único local. Estamos em busca de uma conclusão rápida para a operação", explicou.

Entre as vítimas estão três cidadãos britânicos, dois franceses, dois indianos, um sul-africano, uma chinesa, um médico peruano que trabalha no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e no Banco Mundial, um ganês e um sobrinho do presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, segundo confirmaram os governos de cada um dos países.

Líderes mundiais e regionais apoiaram fortemente o Quênia após o ataque terrorista em Nairobi. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o primeiro-ministro britânico, David Cameron; o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper; o presidente israelense, Shimon Peres; e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh; condenaram o ataque terrorista e se ofereceram para prestar toda a assistência necessária ao Quênia.

Os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma; de Ruanda, Paul Kagame; de Uganda, Yoweri Museveni; da Tanzânia, Jakaya Kikwete; do Burundi, Pierre Nkurunziza; do Sudão do Sul, Salva Kiir; e o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, expressaram solidariedade.

* Com informações da agência de notícias da África do Sul, Sanews

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário