one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na Venezuela, o voto não é obrigatório como no Brasil.

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela vincula espionagem dos Estados Unidos aos problemas econômicos que o país enfrenta

Criado em 05/11/13 23h56 e atualizado em 06/11/13 00h07
Por Leandra Felipe* Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Bogotá - O ministro para Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela, Miguel Rodríguez Torres disse hoje (5) que a espionagem dos Estados Unidos contra o país foram atos “prévios” para “desatar a guerra econômica” na Venezuela.

No último domingo (3) o jornal americano The New York Times noticiou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espionou a Venezuela, assim como a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

As acusações sobre a finalidade de da espionagem dos Estados Unidos contra a Venezuela foram feitas pelo ministro venezuelano no encerramento de uma reunião de membros das delegações do Mercado Comum do Sul, o Mercosul. Para ele, o país é um alvo dos EUA por ser um país rico, com a maior reserva petrolífera do planeta. O país, que também é um dos menos desiguais do mundo, enfrenta problemas de abastecimento e alta inflação.

"Para fazer guerra, em termos militares necessitamos de muita inteligência, muita informação e ninguém faz espionagem sobre o sistema financeiro, fiscal e monetário de um país, só por diversão”, disse Rodríguez.

O ministro lembrou também que Edward Snowden, técnico de uma empresa de informática que prestava serviço para a NSA, havia revelado que, em 2007, a Venezuela fazia parte de uma lista de seis objetivos prioritários de espionagem para os Estados Unidos. 

Rodríguez é o segundo ministro venezuelano a comentar as denúncias sobre a espionagem dos Estados Unidos. O ministro de Relações Exteriores, Elías Jaúa, falou sobre o assunto ao defender que as conversas para restabelecer as relações diplomáticas entre a Venezuela e os EUA sejam "congeladas", em resposta às novas descobertas de ações de espionagem

 

*Com informações da TV Multiestatal Telesur

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário