one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rebeldes no norte da República Centro-Africana

Imagem:

Compartilhar:

ONU alerta para crise humanitária na República Centro-Africana

Criado em 27/04/15 14h54 e atualizado em 27/04/15 15h41
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje (27) para o risco de a República Centro-Africana tornar-se o país com a maior crise humanitária do mundo, estimando que 900 mil pessoas foram deslocadas à força desde a eclosão da violência no país, em dezembro de 2013.

“A crise está rapidamente tornando-se a maior crise humanitária – e esquecida – do nosso tempo. Há mais de 460 mil refugiados centro-africanos nos países vizinhos e 436 mil pessoas estão deslocadas internamente. Na República Centro-Africana, 2,7 milhões de pessoas estão precisando de ajuda humanitária”, informou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Em nota, a agência da ONU disse que os programas de assistência humanitária, tanto para a República Centro-Africana, quanto para o plano de resposta regional para os refugiados permanecem dramaticamente subfinanciados, com recursos de 14% dos 565 milhões de euros destinados a programas de assistência humanitária dentro do país, e 9% dos 305 milhões de euros solicitados para os projetos de auxílio aos refugiados nos países vizinhos.

“O financiamento atual para a estratégia de resposta humanitária não nos permite assegurar a proteção de todas essas pessoas deslocadas ou fornecer o mínimo do que é necessário para satisfazer as enormes necessidades humanitárias”, disse Claire Bourgeois, coordenadora humanitária da ONU no país.

De acordo com o Acnur, os conflitos entre as fações armadas prosseguem na região central do país, impedindo que muitas pessoas retornem às suas casas, enquanto as autoridades de transição, com o apoio da comunidade internacional, estão tentando restabelecer a ordem pública. 

Citada no comunicado, a coordenadora regional do Acnur, Liz Ahua, disse que “é fundamental que a comunidade internacional não se esqueça da República Centro-Africana, até porque progressos importantes foram feitos e não podemos permitir que os ganhos ser desfaçam devido à falta de financiamento e de apoio”.

Desde dezembro de 2013, a República Centro-Africana enfrenta sucessivos casos de violência protagonizados por milícias muçulmanas, partidárias dos rebeldes do Séléka, e cristãos denominados anti-Balaka. 

O país é palco de violência inter-religiosa desde que o presidente François Bozizé foi afastado do poder, em março de 2013, pela coligação muçulmana, a Séléka.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário