one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Argentina processa três empresários envolvidos em corrupção na Fifa

Criado em 28/05/15 18h22 e atualizado em 28/05/15 19h24
Por Alex Rodrigues Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A ação da Justiça dos Estados Unidos e da Suíça contra a corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa) já tem efeito em outros países: no Brasil, o Ministério da Justiça determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) para apurar eventuais crimes cometidas por dirigentes esportivos brasileiros e na Argentina, a Administração Federal de Recursos Públicos (Afip) denunciou três empresários esportivos por evasão tributária; associação ilícita fiscal e lavagem de dinheiro.

A denúncia contra os empresários Alejandro Burzaco, Hugo Victor Jinkis e Mariano Alejo Jinkis foi apresentada hoje (28) e atinge duas empresas argentinas que operam com negócios esportivos, a Torneos Y Competencias e a Full Play.

Burzaco, Victor e Alejo estão entre os empresários investigados pela Justiça dos Estados Unidos, acusados de cobrar propina ao negociar o direito de transmissão dos jogos de campeonatos organizados pela Fifa e seus nomes constam da relação divulgada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Victor é dono da Full Play, empresa de marketing esportivo, e detém os direitos de transmissão para televisão das partidas da maioria das seleções da América do Sul e da Concacaf. Alejo é filho de Victor e vice-presidente da empresa. Já Burzaco é o principal administrador da Torneos Y Competencias.

Além de denunciar, na Argentina, os três empresários já investigados nos Estados Unidos, a Afip também pediu às autoridades fiscais internacionais informações a respeito de sociedades comerciais e contas bancárias abertas em nome dos três no Panamá, Uruguai, Estados Unidos e Suíça. A Afip também solicitou à Justiça argentina que bloqueie os bens dos três empresários.

Hoje, ao confirmar a denúncia contra Burzaco, Victor e Alejo em Paris, onde participava de uma reunião do Comitê de Assuntos Fiscais da Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde), o administrador federal de Recursos Públicos, Ricardo Echegaray, declarou que a Fifa também nunca colaborou com as autoridades argentinas para a transparência fiscal no futebol. Isso apesar de, em março deste ano, o presidente da federação internacional, o suíço Joseph Blatter, ter, segundo Echegaray, se comprometido a permitir que a Afip tivesse acesso aos registros de negociações de jogadores.

“Em 30 de abril, devido à falta de colaboração, decidimos reiterar ao presidente [Blatter] nosso pedido. Apesar do compromisso assumido antes, não nos foi dada a possibilidade de acessarmos o Registro de Transferência de Jogadores”, afirmou Echegaray, destacando que a documentação solicitada permitiria que a Afip apurasse os verdadeiros valores de compra e venda de jogadores, com o que seria possível impedir a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro.

Conforme explicou o administrador federal, a Afip já há alguns anos vem implementando medidas legais para tornar as operações econômicas do futebol mais transparentes e evitar ganhos ilícitos por particulares. Entre essas medidas está a resolução que estabeleceu que, a partir de 1º de maio deste ano, os direitos econômicos sobre jogadores pertenceriam apenas a um clube ou ao próprio atleta. Desde então, a Afip diz investigar os empresários com o propósito de apurar a origem dos recursos com que estes negociavam os direitos econômicos do profissional.

Além disso, em janeiro de 2013, uma nova resolução da Afip regulamentou a atividade dos empresários e representantes de atletas, tornando obrigatório o registro do contrato e,  principalmente, permitindo que o órgão federal monitore as transferências de recursos entre as partes de uma negociação e possa bloquear o envio de dinheiro para o exterior sempre que a operação não for considerada transparente.

Como o registro tornou mais fácil à Afip identificar a participação de terceiros – a chamada triangulação – nas negociações, foi possível identificar que alguns clubes uruguaios estão entre os principais agentes de triangulação.

Acompanhe aqui a cobertura da Agência Brasil sobre a investigação na Fifa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário