one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fifa: Interpol suspende parceria em projeto devido ao escândalo de corrupção

Criado em 12/06/15 11h15 e atualizado em 12/06/15 11h11
Por Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) anunciou hoje (12) a suspensão de uma parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) no valor de 20 milhões de euros, devido ao escândalo de corrupção que atingiu o organismo que rege o futebol mundial.

O secretário-geral da Interpol, o alemão Jürgen Stock, informou que vai suspender o programa intitulado Integridade no Desporto, criado em maio de 2011 e que deveria prolongar-se por um período de 10 anos.

“Atendendo ao atual contexto em torno da Fifa e apesar de a Interpol continuar determinada em desenvolver o nosso programa Integridade no Desporto, decidi suspender o acordo”, indicou Stock, em comunicado.

A Interpol acrescentou que “todos os parceiros externos, sejam públicos ou privados, devem partilhar os valores fundamentais da organização”, assinalando que a FIFA se comprometia no acordo a desenvolver atividades compatíveis com esses princípios.

No dia 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares.

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da Fifa num hotel de Zurique. Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário