one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma recebe o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, em cerimônia oficial de boas-vindas, no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Uruguai diz que acordo com União Europeia beneficiará Mercosul

Criado em 17/07/15 17h13 e atualizado em 17/07/15 18h11
Por Yara Aquino Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O acordo comercial negociado entre o Mercosul e a União Europeia foi defendido nesta sexta-feira (17) pelo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, durante a 48º Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. De acordo com Vázquez, a negociação dos países sul-americanos com a União Europeia deve ser feita em conjunto. Acrescentou que o acordo trará benefícios para os países do bloco.

Para o presidente uruguaio, é preciso enfrentar o desafio da integração. “Em matéria de integração, não há milagres nem atalhos.” Vázquez disse ainda que, além de concretizar o acordo entre Mercosul e União Europeia, são necessários avanços em acordos com outros blocos comerciais.

Tabaré Vázquez também comemorou a renovação por mais dez anos do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), que tem por objetivo financiar obras de infraestrutura. “Para o Uruguai, o Focem é uma das mais importantes ferramentas que o Mercosul aprovou. Sua continuidade adquire importância fundamental para nosso país-membro.”

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro avaliou que os países do bloco devem continuar explorando o caminho do diálogo respeitoso com a Europa na construção de um acordo. Segundo Maduro, o Mercosul e os Brics são os grandes atores do século 21. O Brics é o grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Maduro defendeu a retomada da ideia de criação de um banco do sul, tal como o Banco de Desenvolvimento dos Brics. “Configurar a nova arquitetura hoje é possível. É possível não ser apenas um sonho e um discurso. É uma urgência e uma possibilidade”, esclareceu.

Nas negociações entre Mercosul e União Europeia, os dois lados montam uma lista dos produtos que podem ter tarifa zerada. A apresentação das ofertas comerciais deverá ocorrer no último trimestre deste ano.

Durante a reunião dos chefes de Estado, o Brasil transferiu a presidência pro tempore do bloco para o Paraguai.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário