one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Suspensa abertura de novos cursos de direito no país

Imagem:

Compartilhar:

Novo texto do Plano Nacional de Educação é aprovado na CCJ

Criado em 25/09/13 11h32 e atualizado em 25/09/13 11h56
Por Carolina Gonçalves Fonte:Agência Brasil

UNE realiza manifestação reivindicando 10% do PIB do país investidos em educação pública
Em junho, manifestantes reivindicaram a aprovação do Plano nacional de Educação (PNE) em frente ao Congresso (Wilson Dias/ABr)

Brasília – Depois de chegar a um acordo sobre um dos pontos mais polêmicos do novo Plano Nacional de Educação, os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avançaram com a proposta e aprovaram hoje (25) o texto do projeto de lei que estabelece novas regras para a área.

O debate sobre o acesso à educação básica de estudantes de 4 a 17 anos com deficiência dividiu os parlamentares sobre a continuidade do funcionamento de entidades especializadas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Leia mais: Entenda a polêmica do Plano Nacional de Educação (PNE)

“Foi um dos partos mais difíceis que já vi nessa casa”, definiu o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da Comissão de Educação que terá que analisar a matéria a partir da próxima semana.

O projeto aprovado garante a oferta de educação inclusiva, em escolas tradicionais, e a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado.

Pelo acordo os senadores também garantiram a educação bilíngue. Alunos surdos e com deficiência auditiva com até 17 anos, em escolas e classes bilíngues, terão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, na modalidade escrita, e a Língua Portuguesa como a segunda. O texto também define o Sistema Braille de leitura para cegos e surdos cegos.

O novo Plano Nacional de Educação, que ainda define regras para outras 19 metas, também  prevê que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) será destinado para políticas educacionais.

Edição:  Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário