one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Livro aberto, texto.

Imagem:

Compartilhar:

Ministra convoca audiência pública sobre biografias

Criado em 14/10/13 20h23 e atualizado em 14/10/13 22h00
Por STF Edição:es de Livros

Brasília - A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta segunda-feira (14), a realização de uma audiência pública nos dias 20 e 21 de novembro com a finalidade de  discutir a necessidade de autorização para a publicação de biografias no país.

O objetivo da audiência é discutir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Associação Nacional de Editores de Livros, para alterar a interpretação dos artigos 20 e 21 do Código Civil que estabelecem a necessidade de autorização do biografado ou de sua família para que o trabalho possa ser publicado.

Leia também:

Saiba como funciona a legislação sobre biografias no Brasil

Presidente do STF defende publicação de biografias não autorizadas

Na ação, a associação alega que os dispositivos conteriam regras incompatíveis com a liberdade de expressão e de informação, e pede ao STF que dê interpretação conforme a Constituição Federal aos artigos de forma a afastar a necessidade de consentimento da pessoa biografada para a publicação de obras literárias de não-ficção.

“A matéria versada na ação ultrapassa os limites de interesses específicos da entidade autora ou mesmo apenas de pessoas que poderiam figurar como biografados, repercutindo em valores fundamentais dos indivíduos e da sociedade brasileira”, afirma a ministra. Segundo ela, a inegável a repercussão das questões jurídicas envolvidas na ação para os direitos fundamentais individuais e sociais torna necessária e conveniente a realização de uma audiência pública sobre o tema. Com isso, o STF deverá ouvir especialistas, historiadores, juristas e cidadãos que tiveram ou podem ter suas vidas biografadas, obtendo subsídios para a manifestação sobre a ação proposta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário