one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parlamentares têm até terça-feira para apresentar emendas à MP do Salário Mínimo

Criado em 27/03/15 12h53 e atualizado em 27/03/15 13h27
Por Karine Melo Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A comissão mista de deputados e senadores receberá emendas à Medida Provisória (MP) 672/2015, até terça-feira (31). A MP trata da política de reajuste do salário mínimo de 2016 a 2019.

A correção é feita com base na variação da inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses anteriores ao mês do reajuste. Ao valor também é acrescido o percentual equivalente à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país, de dois anos atrás. Na prática, a medida repete o que vinha sendo feito desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o cálculo do salário mínimo em 2016, por exemplo, será aplicado o percentual equivalente a taxa de crescimento real do PIB, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para o ano de 2014. Em 2017, a referência de PIB será a taxa de crescimento real de 2015. Somente em 2018, o orçamento deverá prever o impacto fiscal de R$ 41,1 bilhões.

No Congresso, a expectativa é de que o texto chegue à Câmara até 21 de abril e ao Senado até 5 de maio. Se não for aprovada até o dia 9 de maio, a MP passará a impedir outras votações da Casa onde estiver tramitando.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário