one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Televisão

Imagem:

Compartilhar:

Veículos de mídia influenciam na insatisfação com o governo, diz criador do Manchetômetro

Criado em 18/08/15 12h57 e atualizado em 18/08/15 19h51
Por Portal EBC

Brasília - Em entrevista ao Repórter  Brasil, o professor do laboratório de Estudos de Mídias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e criador do Manchetômetro, João Feres Júnior, considera que as manifestações contra o governo de Dilma Rousseff realizadas no último domingo (16) foram, em grande parte, ocasionadas pela forma com a qual os veículos de comunicação tratam a política brasileira em seus noticiários.

"Acho que é uma consequência natural dos anos a fio de bombardeio que a gente sofre por meio da grande mídia contra a política institucional. Você tem uma cobertura que é quase um incentivo, ou seja a cobertura fica chamando as pessoas às ruas", avalia Júnior.

Segundo o professor, a política é desvalorizada por meio de uma leitura que liga essas atividades à corrupção. "É sempre pela chave da corrupção, igualando a política com roubo, com a desonestidade, que você vê as instituições serem noticiadas".

Ele aponta que os mesmos grupos de comunicação que derrubaram Getúlio Vargas e João Goulart são os que mais contribuem com essa visão da política brasileira e considera que o governo Dilma sofre as consequências da falta de ação em relação à democratização da mídia no país. 

"O problema desses mesmos grupos ainda terem o oligopólio da comunicação pública no Brasil é o fato de a gente não ter uma regulação do sistema de mídia como qualquer democracia desenvolvida no mundo hoje em dia. Os dois governos Lula e o governo Dilma fizeram quase nada em relação à democratização da mídia e acho que estão colhendo agora os frutos dessa falta de ação", aponta.                      .

Confira a entrevista na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário