one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Presidente da Câmara é o 1º na linha sucessória da Presidência da República

Criado em 14/07/16 00h44 e atualizado em 16/07/16 16h58
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara do Deputados para ocupar um mandato tampão de seis meses, até 31 de janeiro de 2017. A eleição foi decidida em segundo turno. Maia somou 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Foram registrados, ainda, cinco votos em branco entre os 460 deputados presentes.

O presidente da Câmara é, atualmente, o primeiro na fila de sucessão para ocupar a Presidência interina em casos como viagens ou enfermidades do presidente em exercício Michel Temer. Na linha sucessória, após Maia, estão o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski. A Constituição não prevê mais ninguém na lista para substituições.

Cadeira de destaque

O cargo de presidente da Câmara é estratégico para o país e privativo de brasileiro nato. Em situações de normalidade, o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, ficando atrás, apenas, do vice-presidente.

Politicamente, o ocupante do cargo tem poder para arquivar ou dar prosseguimento a pedidos de impeachment contra o presidente da República, bem como para definir quais projetos de lei - tanto de autoria de parlamentares como oriundos do próprio Executivo - devem ser pautados para votação na Casa.

Além disso, o presidente da Câmara faz parte do Conselho de Defesa Nacional e do Conselho da República, órgão que decide sobre a necessidade de se decretar intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. Ele também é o responsável por encaminhar as conclusões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) aos órgãos competentes.

Diferenciais da posição

Além das atribuições, o cargo de presidente da Câmara possui algumas regalias. O parlamentar que ocupa a cadeira tem direito a carro, motorista, segurança e uma mansão como residência oficial. A casa fica localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília.

Os demais deputados, por sua vez, ocupam apartamentos funcionais. Viagens em aviões da Força Aérea Brasileira ficam à disposição do presidente da Câmara, bem como um gabinete exclusivo. A remuneração, por sua vez, é a mesma dos deputados em geral.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário