one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba quem disputará eleição para presidência da Câmara

Criado em 08/07/16 20h28 e atualizado em 13/07/16 15h41
Por Redação* Edição:Líria Jade e Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados está marcada para as 16h da próxima quarta-feira (13), conforme ato do presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). O parlamentar a ser eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7) à Presidência da Casa.

Segundo a Mesa da Câmara, serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Casa e também candidaturas individuais. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13 h de amanhã. Cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso no Plenário apresentando as suas propostas.

Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número delegislaturas na Casa.

Confira, abaixo, os parlamentares que estão na disputa*: 

Deputado Carlos Gaguim (PTN-TO)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Carlos Gaguim - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)

Carlos Henrique Gaguim, que já foi do PTB e do PMDB, foi duas vezes vereador em Palmas, capital do Tocantins, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador de Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal.

 

Deputado Carlos Manato (SD-ES)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Carlos Manato - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Carlos Manato (SD-ES)

Carlos Manato é deputado desde 2003, quando se elegeu pelo PDT, antes de ir para o Solidariedade, e já integrou a Mesa Diretora da Casa como suplente por duas vezes. O deputado é médico e sindicalista de sua categoria.

 

Ministro da Saúde, Marcelo Castro
Creative Commons - CC BY 3.0 - Marcelo Castro - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Marcelo Castro é médico e professor da Universidade Federal do Piauí. Já foi deputado estadual, e se destacou na Câmara dos Deputados como presidente da CPI que investigou os acidentes aéreos em 2007, e como relator da última versão da reforma política.

O deputado pelo Piauí foi ministro da Saúde na gestão de Dilma Rousseff e escolhido em uma votação interna da bancada peemedebista como candidato do partido. 

 

Deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Fábio Ramalho - Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados

Fábio Ramalho (PMDB-MG)

O deputado Fábio Ramalho está no seu terceiro mandato na Câmara Federal. Formado em Direito, o parlamentar foi, anteriormente, prefeito do município de Malacacheta (MG) no período de 1997 a 2004. Na atual legislatura da Câmara, Fábio Ramalho foi titular das comissões de Finanças e Tributação; e de Legislação Participativa, comissão que já presidiu. Atualmente é titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Luiza Erundina
Creative Commons - CC BY 3.0 - Luiza Erundina

Luiza Erundina (Psol-SP)

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) registrou sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Deputada há cinco mandatos, Erundina é suplente da atual Mesa Diretora.

Erundina ingressou no Psol neste ano. Ela já foi filiada ao PT (1980-1997) e ao PSB (1997-2016). Foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1992, além de vereadora (1983 a 1987) e deputada estadual (1987 a 1988). Também foi ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco (1993).

 

Presidente da Comissão do Impeachment Deputado Rogério Rosso
Creative Commons - CC BY 3.0 -  Deputado Rogério Rosso - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Rogério Rosso (PSD-DF) 

 A candidatura do  parlamentar foi confirmada nesta segunda-feira (11). Em seu segundo mandato como deputado federal, Rogério Rosso é considerado uma das maiores apostas na Câmara desde que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou a renúncia à presidência da Casa na última quinta-feira (7). Além das vagas do Legislativo, Rosso também já ocupou, em 2010, o cargo de governador do DF, à época pelo PMDB.

O deputado do Distrito Federal é agora um dos nomes do chamado centrão - PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL – que participam da disputa. Rosso é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e presidiu a Comissão Especial de Impeachment na Câmara dos Deputados. 

Deputado Giacobo (PR-PR)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Giacobo - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Giacobo (PR-PR) 

O deputado Giacobo (PR-PR) foi o sétimo a registrar candidatura para concorrer à vaga deixada com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele está em seu quarto mandato e é o atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos, o deputado também é ligado à bancada do agronegócio e foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

 

Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Cristiane Brasil (PTB-RJ) - Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

A parlamentar está em seu primeiro mandato como deputada federal. Ela já foi vereadora no Rio de Janeiro, além de secretária extraordinária da Terceira Idade e secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Evair Vieira de Melo (PV-ES) - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Em seu primeiro mandato como deputado federal,o parlamentar é vice-líder do Partido Verde na Casa. Técnico agrícola e administrador de empresas, já foi secretário municipal de Agricultura de Venda Nova do Imigrante (ES) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

O relator do projeto sobre separação de presos conforme a gravidade, Deputado Esperidião Amin (PP-SC)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Esperidião Amin (PP-SC)

Esperidião Amin (PP-SC)

Advogado, professor universitário e administrador, Espridião Amin, atualmente em seu terceiro mandato na Câmara eleito pelo PP, foi governador de Santa Catarina e duas vezes prefeito de Florianópolis (SC).

 

Deputado Miro Teixeira (Rede-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Jornalista e advogado, Teixeira é o Decano da Câmara dos Deputados e cumpre o 11º mandato como deputado federal. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do presidente Lula. 

Atualmente integra a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista de Regulamentação da Constituição e Consolidação das Leis.

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Filho de ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, Rodrigo Maia está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ex-presidente do Democratas, o parlamentar já foi por duas vezes líder da bancada do partido na Câmara.

Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU.

 

Deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) - Victor Diniz/Câmara dos Deputados

Gilberto Nascimento (PSC-SP)

O parlamentar exerce atualmente o cargo de segundo suplente de secretário da Mesa Diretora da Casa. Advogado e delegado de polícia, ele está em sua segunda legislatura como deputado federal. Foi três vezes vereador pela cidade de São Paulo e duas vezes deputado estadual por São Paulo. Já foi do PMDB e do PSB, antes de ingressar no Partido Social Cristão.

Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) - Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Orlando Silva (PCdoB-SP)

Em seu primeiro mandato como deputado federal, foi ministro dos Esportes no governo Lula (2006-2011). Na Câmara, foi vice-líder do governo e, agora, é vice-líder da Minoria. 


Natural de Salvador (BA), foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi vereador pela cidade de São Paulo.

 

*Com informações da Agência de Notícias da Câmara dos Deputados e da Agência Brasil. Dados atualizados às 15h41, nesta quarta-feira (13)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário