one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Psoríase: informação é a melhor forma de combater o preconceito

Criado em 12/06/15 10h33 e atualizado em 12/06/15 10h42
Por Tarde Nacional Fonte:Rádios EBC

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória, que afeta principalmente a pele, causando lesões avermelhadas e descamativas. A doença não é contagiosa. Ela aparece em pacientes que têm predisposição genética. Fatores ambientais desencadeiam o processo imunológico e podem levar ao desenvolvimento ou à piora da doença.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (9), o médico Paulo Antônio Oldani Felix, dermatologista e assessor da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), falou sobre a importância da informação para se combater o preconceito e o estigma que a psoríase carrega. Segundo ele, a população em geral, os próprios pacientes e até mesmo profissionais de saúde desconhecem a doença.

Confira a entrevista na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Psoríase: informação é a melhor forma de combater o preconceito

A psoríase causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, com prejuízos físicos e mentais. Os portadores da doença acabam se isolando e apresentando dificuldades de se relacionar socialmente e até profissionalmente. Para Paulo Antônio, é fundamental que o paciente entenda a doença e saiba o que esperar do tratamento. Isso ajudaria muito na melhora da qualidade de vida. Medidas simples como tomar sol, mudar hábitos alimentares e fazer exercícios físicos também ajudam nesse processo.

O médico esteve presente na audiência pública que aconteceu na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, na semana passada, para discutir o cenário da psoríase no Brasil e a distribuição de medicamentos diferenciados para o tratamento da doença. Ele ressaltou a importância da disponibilização de alguns tipos de tratamento na rede pública como, por exemplo, a fototerapia, que é um tratamento extremamente eficaz e barato, mas que ainda não está acessível para pacientes em todo o país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário