Militares no Mali

Imagem:

Compartilhar:

França aumenta intervenção e conflito no Mali se internacionaliza

Criado em 17/01/13 17h00 e atualizado em 17/01/13 20h11
Por Portal EBC*

Mali
Militares no Mali (Magharebia/CC)

Ao iniciar o sétimo dia da intervenção militar no Mali, a França intensificou seus ataques somando tropas terrestres aos bombardeios, informou nesta quinta-feira (17) o ministro de Defesa Jean-Yves Le Drian.

O aumento da pressão militar no Mali ocorreu no momento em que o governo da Argélia bombardeava um campo de gás, onde um grupo islâmico havia sequestrado 40 reféns argelinos [2] em represália pela “agressão francesa à sua antiga colônia africana”, segundo o comunicado divulgado pelos rebeldes. O bombardeio na Argélia deixou um saldo de 49 mortos.

Entenda o conflito no Mali [3]

O contingente militar no Mali dobrou  e hoje 1400 soldados estão na região, número deve chegar a 2500 nos próximos dias, conforme anunciado pela França. Junto com o desembarque dos soldados de terra, aviões Mirage e Rafale e helicópteros Gazelle e Tigre voltaram a bombardear esta madrugada os acampamentos e centros de treinamento das forças islâmicas que aspiram derotas os golpistas que tomaram o poder em março de 2012.

Leia também:

Argélia reforça fronteiras para tentar conter avanços de terroristas [4]

Mali deve receber reforço de mais de 2 mil soldados de países africanos [5]

Tropas francesas avançam para o Norte do Mali [6]

Mais de 150 mil cidadãos do Mali tentam refúgio nos países vizinhos [7]

Fase terrestre

Programa Brasileiros no Mundo discute possíveis mudanças na política migratória francesa
Presidente francês François Hollande afirmou que internveção no Mali "é a única solução" (Foto: TV Brasil)

A operação Serval foi intensificada nas últimas horas com combates diretos entre os militares franceses e grupos insurgentes no centro, especialmente na cidade de Konnai, no Oeste, em Dibali e no norte do Mali. Vários enfrentamentos ocorreram nos arredores de Konnai, cidade que foi tomada pelo grupo Al Qaeda no Magreb Islâmico (Aqmi) na última quinta-feira (17). Os combates continuam também em Diabali, uma pequena localidade tomada pelos insurgentes de Aqmi na última terça-feira (15).

O coronel Thierry Burkhard, porta-voz do Estado Maior do Exército francês, confirmou que aviões da Gran Bretaña, Dinamarca e Bélgica chegaram ao local dos conflitos nas últimas horas com material logísticos e alimentos.

Nicolas Sarkozy
Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês. (World Economic Forum / Creative Commons)

Críticas

O presidente francês, o socialista François Hollande, afirmou nesta segunda-feira que a intervenção militar no Mali era “a única solução” para “liberar o país” e preservar sua integridade territorial.
Apesar do apoio quase geral da classe política e de 75% dos cidadão franceses, a intervenção militar no Mali segue gerando críticas. O ex ministro do interior, o conservador Brice Hortefeux questionou “a falta de preparação” da operação francesa.

“Os apoios diplomáticos e logísticos são muito moderados, isso mostra falta de preparação”, afirmou Hortefeux, um dos políticos mais próximos ao ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy.

Internacionalização do conflito

Por sua parte, o secretario de Estado dos EUA, Leon Panetta, considerou que o conflito no Mali não se trata de uma guerra francesa, “mas de um esforço internacional”. A União Européia concordou em acelerar a implantação de uma missão militar para treinar o exército maliano, o que deve ocorrer a partir de meados de fevereiro. Um contingente de 900 soldados nigerianos [8] que integram a força africana da Cedao, da qual participarão 3500 soldados de oito países, se intalou nesta quinta-feira (17) em Bamako, a capital do Mali.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam [9]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [68] Fazer uma Reclamação [68] Fazer uma Elogio [68] Fazer uma Sugestão [68] Fazer uma Solicitação [68] Fazer uma Simplifique [68]

Deixe seu comentário