one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fotografia de maio de 2012 mostra refugiados congoleses do conflito entre o governo e o grupo rebelde M23

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 150 mil cidadãos do Mali tentam refúgio nos países vizinhos

Criado em 16/01/13 08h00 e atualizado em 16/01/13 08h45
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Refugiados do conflito no Congo
Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha) informou que há cerca de 230 mil cidadãos deslocados dentro do país. (Day Kurokawa / Agência Lusa)

Brasília – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou que aumenta o número de refugiados do Mali (África) para os países vizinhos em busca de abrigo e segurança. No total, estão registrados 150 mil refugiados. O Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha) informou que há cerca de 230 mil cidadãos deslocados dentro do país.

O Mali é o sétimo maior país do Continente Africano em extensão e um dos mais populosos da região, cercado por sete países: a Argélia, o Níger, a Mauritânia e o Senegal, além da Costa do Marfim, da Guiné e de Burkina Faso.

LEIA TAMBÉM:

Nigéria envia 900 militares para apoiar forças oficiais

Antes exemplo de democracia, Mali mergulha em guerra civil

ONU apoia intervenção da França no Mali

O Acnur registrou 144,5 mil refugiados do Mali, dos quais 54,1 mil estão na Mauritânia, 50 mil no Níger, 38,8 mil em Burkina Faso e 1,5 mil na Argélia. O Programa Alimentar das Nações Unidas  (PAM) vai distribuir alimentos no Mali, por intermédio de organizações não governamentais (ONGs), com o repasse de US$ 129 milhões.

O Ocha informou que pelo menos 4,2 milhões de cidadãos do Mali precisam de ajuda humanitária em 2013. Do total, 2 milhões necessitam de ajuda alimentar urgente, inclusive crianças malnutridas.

Desde abril, o Norte do Mali foi transformado em reduto dos grupos extremistas Al Qaeda, Magrebe Islâmico (Aqmi), Ansar Dine e Movimento para a Unidade da Jihad no Oeste Africano (Mujao), que impuseram a sharia (lei islâmica).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário