one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Militares no Mali

Imagem:

Compartilhar:

Nigéria envia 900 militares para apoiar forças oficiais

Criado em 16/01/13 07h41 e atualizado em 16/01/13 08h39
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Mali
Tropas africanas deverão reunir 3,3 mil militares e serão comandas pelo general nigeriano Shehu Abdulkadir (Magharebia/CC)

Brasília - A previsão é que até amanhã (17) os primeiros militares da Nigéria, que integram tropas de vários países africanos, cheguem ao Mali (África). Ontem (15), o Ministério da Defesa da Nigéria estimou em 24 horas a chegada dos militares. A Nigéria vai enviar 900 homens – 300 a mais do que o previsto inicialmente – para ajudar na ofensiva liderada pelo governo da França contra os extremistas islâmicos, que ocupam o Norte do país.

No total, as tropas africanas deverão reunir 3,3 mil militares e serão comandas pelo general nigeriano Shehu Abdulkadir. Os governos de Chade, Burkina Faso, Benim, Níger e Senegal informaram que enviarão homens para a missão no Mali. Os países integram a Comunidade Europeia de Estados da África Ocidental.

LEIA TAMBÉM:

Antes exemplo de democracia, Mali mergulha em guerra civil

Ministro francês lamenta "mobilização mínima" da Europa em relação ao Mali

ONU apoia intervenção da França no Mali

O ministro das Relações Exteriores da Tunísia, Rafik Abdelassem, disse que se opõe a qualquer intervenção de países não africanos no Mali. Segundo ele, qualquer ação deve ser coordenada em  "um quadro africano". A reação é uma resposta a uma eventual ação de apoio de europeus e norte-americanos às tropas francesas.

Ontem (15) o governo da França anunciou que irá triplicar o número de militares  no Mali para prosseguir as operações militares contra os extremistas. O avanço deles é observado com receio pelos países vizinhos, que temem que a região se torne um refúgio para integrantes da rede terrorista Al Qaeda e grupos de criminosos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário