Gás Sarin, arma química

Imagem:

Compartilhar:

Síria aceita inspetoria internacional para verificar existência de armas químicas

Criado em 15/08/13 07h59 e atualizado em 15/08/13 08h53
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O presidente da Síria, Bashar Al Assad, cujo governo é alvo de protestos há dois anos e meio, autorizou a inspeção de peritos internacionais sobre a existência de arsenais de armas químicas no país. A previsão é que os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) cheguem a qualquer momento a Damasco, capital síria. Os conflitos no país mataram mais de 100 mil pessoas, inclusive crianças, idosos e mulheres.

O governo sírio e a oposição trocam acusações sobre o uso de armas químicas. A equipe de peritos é liderada pelo sueco Ake Sellstrom e deverá ficar na Síria por 14 dias. No mês passado, a ONU fez um acordo com o governo sírio sobre a presença da missão de investigação, mas aguardava a autorização.

Leia também no Portal EBC:

Egito confirma 343 mortes em confrontos entre manifestantes e forças de segurança [3]

Órgão de apoio a Maduro propõe reforma do Estado para combater corrupção [4]

Alemanha prepara homenagens a vítimas do nazismo [5]

Em comunicado, a ONU confirmou que peritos farão a vistoria na Síria. “O governo sírio aceitou formalmente as modalidades essenciais para a cooperação de modo a garantir a atuação da  missão de forma apropriada, segura e eficiente.”

Por intermédio de assessores, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, agradeceu a cooperação do governo sírio e reafirmou que o objetivo da ONU é promover uma “investigação totalmente independente e imparcial para averiguar se houve a utilização de armas químicas no conflito”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [6]

Edição: Graça Adjuto

Tags:  Síria [7], armas químicas [8], arsenais [9], Bashar Al Assad [10], conflitos [11], Damasco [12], especialistas [13], governo [14], inspeção [15], inspetoria [16], Internacional [1], mortes [17], ONU [18], peritos [19], presidente [20], protestos [21], autoriza inspeção [22], Ban Ki-moon [23]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário