one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Web Vigiada: como está a legislação na Internet

Imagem:

Compartilhar:

MPF alertam Google e Apple para se adequarem à Constituição após app Secret

Criado em 01/09/14 16h24 e atualizado em 02/09/14 14h48
Por Portal EBC*

A Apple Computer Brasil e a Google Brasil receberam uma recomendação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro sobre os aplicativos que disponibilizam em suas lojas virtuais. O MPF pediu que as duas empresas se atentassem mais à Constituição Brasileira e, especificamente, ao Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), aprovado este ano. A orientação surgiu após a polêmica envolvida com o aplicativo Secret, que veiculava mensagens anônimas entre os usuários da ferramenta online.

O Ministério Público Federal pediu maior atenção em relação à vedação do anonimato e à proteção do direito à privacidade dos cidadãos brasileiros, conforme exige a Constituição. As empresas de apps também são obrigadas a guardarem os dados pessoais e conteúdos por, no mínimo, um ano para que a Justiça consiga buscar e identificar supostos criminosos na rede, de acordo com o artigo 13 do Marco Civil da Internet.

A entidade deu um prazo de 180 dias, sob pena da adoção das medidas judiciais, para que Google e Apple se adequem aos itens da recomendação. Entre eles, as empresas devem disponibilizar aplicativos com termos de uso e política de privacidade traduzidos para o português. As duas empresas tem 30 dias para informar sobre as medidas tomadas para o cumprimento das recomendações.

Acesse outras notícias no canal Tecnologia

Volta do Secret

O Ministério Público Federal também alertou Google e Apple que permitam a volta do aplicativo Secret somente após adequação da legislação vigente em um prazo de três dias.

A investigação do MPF sobre o aplicativo começou após representações de usuários que se sentiram prejudicados pelo app Secret. Ocorreram relatos de cyberbulling, crimes de pedofilia, entre outros.

Leia também:

Justiça proíbe aplicativos Secret e Cryptic

App Secret permitia compartilhamento de mensagens anônimas

*com informações da Assessoria do MPF/RJ

Tags:  Secret, Apple, Google, MPF
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário