one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compras pela internet

Imagem:

Compartilhar:

Nas favelas, internet pode ser solução em tempos de crise | PComBr | Ano 02 #23

Criado em 28/09/15 18h30 e atualizado em 28/09/15 20h23
Por Portal EBC Fonte:

A internet pode ser uma solução e uma fonte de renda alternativa nas favelas em tempos de crise econômica. É isso que aponta um estudo do Instituto Data Popular, e foi esse um dos temas do Ponto Com Ponto Br desta segunda (28), que conversou com Renato Meirelles, presidente do órgão, sobre o assunto. Enderson Araújo, do coletivo Mídia Periférica, também comentou a popularização da internet nas periferias.

O programa também tratou da violência contra mulheres na internet e do movimento #nossafamíliaexiste, criado para protestar contra o Estatuto da Família aprovado na Comissão Especial da Câmara na semana passada, que exclui qualquer formação familiar que não seja a união de um homem com uma mulher.

 

8'10" Davi de Castro, editor de redes sociais do Portal EBC, fala sobre a campanha #nossafamíliaexiste

A campanha tem ganhado adesão desde a semana passada, com vários núcleos familiares que fogem do padrão homem-mulher postando fotos de suas famílias nas redes sociais. A cantora Daniela Mercury foi uma das celebridades que aderiu.

12'32" Almir França, do grupo Arco-Íris, fala sobre como a internet pode ajudar no debate LBGT

Segundo Almir, mesmo dentro do movimento, ainda há incompreensão sobre temas LBGT, dentro e fora da internet. "Ainda assim, acho que é um espaço muito importante para debate e para fazer pensar os políticos e a gestão pública", comenta. Para França, o estatuto é um limitador e não deveria nem existir. "Criar um estatuto fechado em homem, mulher e filhos é complicado, num país que de um jeito ou de outro, tem avançado", complementa.

23'21" Reportagem da Rádio ONU sobre pesquisa que mostra que 73% das mulheres já sofreram violência sexual online

Os dados se referem a ocorrências como publicação de fotos íntimas, humilhação, ofensa e invasão de privacidade, e são ainda mais preocupantes levando em conta que uma em cada cinco vítimas mora em países em que não há punição para casos de assédio ou abuso na internet.

32'18" Enderson Araújo, do coletivo Mídia Periférica, comenta dados sobre conectividade nas periferias

Segundo Enderson, a popularização dos smartphones foi um ponto de virada no aumento do acesso das periferias à internet. "Mas não podemos nos iludir em dizer que a comunicação está democratizada", afirma. "Não basta as pessoas terem o celular, elas precisam saber como usá-los como ferramentas de militância, como para denunciar abusos de policiais, por exemplo", observa.

43'12" Renato Meirelles, do Instituto Data Favela, explica o uso da internet como forma de driblar a crise nas favelas

Segundo Renato, as pessoas nas favelas não usam internet apenas como entretenimento, mas também como fonte de renda extra, apesar de a má qualidade da conexão ainda ser um fator limitador. "A tecnologia permite que os empreendedores vendam seus serviços também para quem não é da favela", explica. A pesquisa também abordou o uso da internet como instrumento de denúncia e cidadania nas favelas. 

 

Músicas do programa

2'30" Elza Soares - Luz Vermelha - A Mulher do Fim do Mundo

19'07" Trupe Chá de Boldo - Meu Tesão é Outro

28'13" Aláfia - Salve Geral - Cor Pura

39'32" Nação Zumbi - Defeito Perfeito

52'43" Maíra Freitas - Lembrar de Que - Piano e Batucada

 

Ouça o programa na íntegra:

ponto com ponto br - 28/09/215

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário