one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Evento global debate governança na Internet em João Pessoa

Criado em 08/11/15 21h29 e atualizado em 08/11/15 21h33
Por MCTI e CGI.br

A cidade de João Pessoa (PB) sedia, de terça-feira (10) a sexta (13), o 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), um encontro global multissetorial que visa debater questões de políticas públicas relativas à rede mundial de computadores. O tema principal deste ano é "Evolução da governança da internet: empoderando o desenvolvimento sustentável". Na segunda-feira (9), ocorre o pré-evento, organizado pelo Brasil.

O País será o primeiro a sediar o IGF em duas ocasiões – a primeira foi em 2007. O ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Celso Pansera, integrará a reunião de alto nível de líderes, às 14h da segunda. A abertura oficial do encontro, na terça, no mesmo horário, terá a participação do secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, que coordena o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O Fórum é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz para o debate os diferentes stakeholders (atores) para discutir grandes temas de interesse da comunidade da internet. As discussões do encontro na capital paraibana serão pautadas por subtemas como cibersegurança, inclusão e diversidade, economia da internet e direitos humanos.

De acordo com Virgilio, o IGF pode ser comparado em certa proporção à conferência do clima da ONU (COP, na sigla em inglês). "Essa é uma reunião da internet global realizada pela ONU em que as sessões são traduzidas e transmitidas ao vivo em sete línguas diferentes – as seis oficiais da ONU mais o português", destaca. "Até o momento, temos cerca de 2.300 inscritos, sendo quase mil brasileiros e mais de mil participantes de outros países."

Tais discussões são extremamente atuais e importantes para o futuro, pois é na rede que se dá, em grande parte, o debate de outros temas fundamentais, como clima e direitos humanos, argumenta o secretário. Segundo ele, o Brasil tem uma liderança inequívoca na discussão da governança. "O CGI.br existe há 20 anos e é uma entidade multissetorial com participação do setor privado, governo, sociedade civil, comunidade técnica e acadêmica. Além disso, o País possui uma legislação aprovada pelo Congresso Nacional, que é o Marco Civil da Internet, e realizou a NETMundial, que é uma referência global."

Está em andamento a transição do modelo de supervisão das funções-base da internet, como servidores raízes e atribuição de endereços numéricos, que é realizada pela Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês). Essa atribuição, que era do governo dos Estados Unidos, passaria a ser feita por um organismo multissetorial. Essa será uma das discussões do Fórum e a expectativa é que o processo esteja concluído dentro de um ano.

Conferência do CGI.br

Também na segunda-feira, o Comitê Gestor da Internet no Brasil realiza sua 9ª Conferência. Com o tema "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da internet", o evento será uma prévia para as discussões do IGF e terá a presença do secretário Virgilio, coordenador do colegiado, na mediação do painel "Experiências Brasil e Itália".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário