Muros de Porto Alegre terão um colorido especial
O colorido de todo o Rio Grande do Sul estará representado por coletivos do Estado no muro da Avenida Mauá, em frente ao Cais do Porto, na capital gaúcha. É isso que se verá no final da próxima semana. Dentro da programação do Fórum Internacional de Cultura Livre, que acontece em Porto Alegre, de 24 a 29 de janeiro, está o projeto “Arte no Muro”. Desenho, pintura, graffiti e cartum, entre outras técnicas de artes visuais, preencherão os 500 metros de muro.
.jpg)
A iniciativa do GT de Cultura do Fórum Social Temático, do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa – Chico Lisboa- contará com mais de cem artistas independentes ou de coletivos. Artistas jovens e já consagrados. “É uma grande oportunidade para os novos artistas interagirem com os mais experientes e para todos registrarem sua arte”, conta a diretora do IEAVi, Vera Pellin, referindo-se ao método usado na compo
sição do muro. Serão trinta faixas de doze metros por três para os artistas exporem sua pintura, intercaladas por mais trinta faixas de cinco por três em que constarão informações do desenho e do artista. “A ideia é valorizar a arte e ligar ao nome do artista, pois muitas vezes vemos desenhos, pinturas, intervenções pela cidade e não sabemos de quem é”, explica Vera.
Participarão do projeto artistas visuais consagrados – como Santiago, Edgar Vasques, Luiz Flávio Trampo, Cabaré do Verbo -, universidades, escolas informais de arte, grupos organizados de desenho, pintura, graffiti, hip-hop, cartum, entre outros. Coletivos de Santa Maria, Pelotas e outras cidades do interior estarão presentes.
No próximo final de semana, o muro será preparado para receber as pinceladas dos artistas. A partir de terça (24), a arte começa a tomar conta da Av. Mauá.





