one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano

Imagem:

Compartilhar:

China nega ter pago resgate às Farc

Criado em 23/11/12 20h07 e atualizado em 23/11/12 20h19
Por Télam

A China não pagou pela liberação de quatro cidadãos chineses sequestrados desde o ano passado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmou o embaixador chinês na Colômbia, Wang Xiaouyan. O diplomata disse que os autores do sequestro nunca se identificaram e não fizeram exigências econômicas.

Os chineses, entregues nesta quinta-feira (22) ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), haviam sido sequestrados em 08 de junho de 2011, quando se deslocavam em um veículo por Caquetá e foram interceptados por homens fortemente armados que os mantiveram na selva.

Leia também:

Entenda as negociações entre governo colombiano e as Farc

Farc pedem indulto de guerrilheiro na Obama

Governo colombiano coloca em dúvida cessar fogo das Farc

Santos pede colaboração de colombianos para alcançar a paz

Os três trabalhadores de uma empresa petroquímica chinesa, contratada da petroleira britânica Emerald Energy, foram sequestrados junto com seu tradutor, também chinês. O motorista do veículo, colombiano, foi liberado horas depois do sequestro.

As autoridades colombianas asseguram que os chineses estavam em poder das Farc, ainda que o grupo guerrilheiro afirme há vários meses não ter nenhum sequestrado em seu poder. “Não sabemos quem são os autores porque desde o dia do sequestro não há organização ou pessoa que tenha declarado sua autoria e não sabemos quem foram os autores durante este tempo”, disse Xiaoyuan à estação de rádio La Fm.

O diplomata disse ainda que os sequestradores avisaram que iam liberar os trabalhadores e por isso pediu a colaboração da Cruz Vermelha. “A Cruz Vermelha fez as gestões e pudemos recebê-lo”, disse o embaixador, após informar que apenas um dos trabalhadores liberados tem problemas de saúde. O comandante das Forças Militares, general Alejandro Navas, disse que os chineses estiveram nas mãos de várias frentes das Farc e acusou o grupo guerrilheiro de mentir neste caso.

“Há uma evidência muito clara porque em San Vicente del Caguán [lugar onde ocorreu o sequestro e a liberação dos reféns] só operam as Farc, disse Navas. Segundo o oficial, a inteligência militar tem indícios de que neste caso houve “transações financeiras” ainda que as autoridades não tenham provas do eventual pagamento de resgate. O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, disse que “tem que haver prudência” diante deste assunto e que seria “lamentável” a confirmação que os autores do sequestro receberam dinheiro para deixar os chineses em liberdade.

“É melhor não antecipar os fatos porque desconheço o detalhe. Se isso ocorreu , seria uma situação lamentável”, disse o ministro. Os trabalhadores Zhau Hong, Yang Ping e Tang Guo Fu, assim como seu tradutor Jiang Shang, foram transferidos nesta quinta-feira a Bogotá, onde foram recebidos por funcionários da embaixada chinesa.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário