one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Libertação pelas Farc do jornalista francês, Romeo Langlois, capturado em abril de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Com apoio da Cruz Vermelha, Farc libera chineses sequestrados há um ano

Criado em 22/11/12 15h00 e atualizado em 22/11/12 16h58
Por Portal EBC Fonte:Télam e CICV

Quatro cidadãos chineses que estavam em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde junho do ano passado após serem sequestrados na selva do sul do país foram liberados na noite desta  quarta-feira (21) no departamento de Caquetá, no sudoeste do país.

Se trata dos engenheiros Zhau Hong, Yang Jing e Tang Guo Fu, que chegaram a Colômbia para realizar estudos sísmicos e do tradutor contratado por eles, já que não sabiam espanhol e estavam há quatro meses no país quando foram sequestrados pela guerrilha.

Solicitado pela embaixada da República Popular da China e de representantes das famílias dos cidadão chineses, o Comitê Internacional da Cruz Cermelha (CICV) mediou a entrega dos sequestrados. Após informar as autoridades colombianas, a instituição transferiu as pessoas liberadas ao município de San Vicente Caguán de onde foram levadas a Bogotá em um avião fretado pela embaixada chinesa.

"É uma excelente notícia para as famílias dos liberados depois de muito tempo de espera e incertezas" disse o chefe da delegação do CICV para a Colômbia, Jordi Raich. "Para o CICV é gratificante que seu trabalho humanitário tenha colaborado para o êxito desta operação".

Saiba mais:

Entenda as negociações de paz na Colômbia

Santos pede colaboração da sociedade para alcançar a paz e negociar com as Farc

Governo colombiano coloca em dúvida cessar fogo das Farc

Os chineses trabalhavam para a Great Western Drilling Company, uma empresa contratada da petrolera Emerald Energy, e foram sequestrados em 08 de junho de 2011 quando se deslocavam em uma caminhonete por San Pablo, um vilarejo próximo de San Vicente del Caguán e desde então não se teve mais nenhuma informação sobre seu paradeiro.

Com essa operação o CICV mediou este ano na Colômbia a liberação de 29 pessoas e, desde 1994 foram 1504 pessoas liberadas por intermédio da organização.

Os chineses foram entregues pela guerrilha ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) em uma zona rural a 20 km de San Vicente del Caguán.

As libertações foram consideradas como um bom sinal para o processo de paz entre o governo colombiano e as Farc, que tiveram início na última segunda-feira (19) em Cuba, mas também colocam em dúvida a guerrilha, que em setembro anunciou que não tinha mais sequestrados em seu poder.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) colocaram em liberdade os últimos policiais e militares que tinham em seu poder em fevereiro passado e anunciaram que renunciavam ao sequestro como ferramenta de financiamento de sua luta armada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário