one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesa de negociação entre Farc e governo da Colômbia, instalada em Havana no dia 19 de novembro

Imagem:

Compartilhar:

Farc pedem indulto de guerrilheiro a Obama

Criado em 23/11/12 17h36 e atualizado em 23/11/12 17h52
Por Prensa Latina

Simón Trinidad foi condenado a 60 anos de prisão pelos EUA
Simón Trinidad foi condenado a 60 anos de prisão pelos EUA (Foto: Prensa Latina)

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) pediram ao presidente dos EUA, Barack Obama, indulto para o guerrilheiro Simón Trinidad, para que ele possa participar nos diálogos de paz com o governo colombiano.

Em 2008, Trinidad foi condenado a 60 anos de prisão nos EUA. O pedido foi feito por meio de um comunicado lido nesta sexta-feira (23) durante o quarto dia da mesa de diálogo instalada em Havana, capital de Cuba.

Saiba mais:

Entenda as negociações de paz na Colômbia

Farc libera chineses sequestrados há um ano

Santos pede colaboração da sociedade para alcançar a paz

Governo colombiano coloca em dúvida cessar fogo das Farc

“Imensa contribuição para a paz na Colômbia faria o governo dos Estados Unidos com esse gesto de humanidade”, disse Ricardo Téllez, um dos membros da equipe das FARC na mesa de negociações, em sua chegada ao Palácio de Convenções, onde ocorre o diálogo entre as partes. “Nossa vocação de paz nos impele ao diálogo e a procurar que as razões de nossa revolta sejam resolvidas por vias pacíficas, por isso esperamos sua colaboração”.

No último dia 6 de novembro, em uma conferência de imprensa na seda da Prensa Latina, agência pública de notícias de Cuba, o chefe da equipe no diálogo com o governo, o Comandante Iván Márquez, mostrou sua confiança que Trinidad estará presente nas conversações.

“Esperamos que Barack Obama o indulte, em um ato de justiça, em um verdadeiro ato de paz”, disse na ocasião.

“Cremos que Trinidad pode ter um papel muito importante neste processo e esperamos que o governo dos EUA assuma esta atitude e vocação compreensiva. Tudo não pode ser apoio para a guerra, é hora dos Estados Unidos ajudarem os colombianos neste momento de celebrar a paz”, afirmou.

Desde o início, quando as FARC anunciaram sua equipe para a mesa de negociações, o nome de Trinidad figurou no grupo. A guerrilha considera que sua presença é imprescindível por sua experiência em processos anterior de paz em San Vicente de Caguán, Caquetá em 1999. O guerrilheiro respondeu de imediato sua vontade de se incorporar às negociações em busca de uma solução politica para o conflito armado e solicitou em carta ao presidente Obama para facilitar sua particpação.

Na última segunda-feira, durante o início das conversações, a delegação insurgente chegou ao Palácio de Convenções com uma foto em escala real do guerrilheiro, para expressar o desejo de que ele se incorpore ao processo.

Os diálogos de paz foram retomados nesta sexta-feira, depois de um primeiro recesso. A discussão continua sobre o tema da política de desenvolvimento agrário integral, tema prioritário entre os cinco pontos de discussão.

As conversações devem continuar durante o final de semana.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário