one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O partido do presidente Sebastian Piñera criticou sua atuação perante demissão de ministro acusado de corrupção

Imagem:

Compartilhar:

Chile está em alerta por suspeita de terrorismo em conflitos entre fazendeiros e indígenas

Criado em 07/01/13 06h54 e atualizado em 07/01/13 08h03
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Partido critica postura do governo chileno diante de denúncias de corrupção
Presidente do Chile, Sebastian Piñera. (Télam)

Brasília – O presidente do Chile, Sebastián Piñera, determinou ontem (6) à noite a execução da Lei Antiterrorismo na região de Araucanía, no Norte do país, onde há conflitos entre fazendeiros e índios Mapuche. A decisão foi tomada durante reunião de Piñera com seus ministros. O presidente descartou a aplicação da Lei de Emergência na área. Nos últimos quatro dias foram registrados seis ataques incendiários a residências, veículos e maquinário agrícola no Sul do Chile.

Na manhã de hoje (7), Piñera marcou nova reunião com os ministros e os líderes dos principais partidos políticos para discutir o agravamento da situação em Araucanía. Há ainda expectativa de que o presidente anuncie as nomeações da área de inteligência e das Forças Armadas para participarem das operações na região.

SAIBA MAIS:

Ataque incendiário provoca duas mortes no Chile

Chile utilizará lei antiterrorista contra ataques incendiários

A etnia Mapuche representa cerca de 5% da população indígena do Chile e é considerada articulada politicamente. Os confrontos em Araucanía já provocaram duas mortes e vários incidentes considerados criminosos por envolver incêndios suspeitos. Ainda está em análise a possibilidade de decretar estado de emergência na região.

O ministro do Interior e Segurança Pública, Andrew Chadwick, disse que o governo está determinado a localizar os responsáveis pelos incêndios criminosos."Vamos usar todos os instrumentos jurídicos que o governo tem para lidar com atos terroristas”, disse. Ele admitiu que “não há muito o que fazer no momento”.

Paralelamente, Piñera nomeou o chefe dos Carabineiros (Polícia Militar Urbana), Carlos Carrasco, como comandante das operações em Araucanía. "Ele assume com a responsabilidade pela ação de enfrentamento e combate aos grupos em todas as áreas onde há suspeitas de atos terroristas", disse Chadwick.

*Com informações da BBC Brasil e da emissora estatal de televisão do Chile, TVN.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário