one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires. Ele é o primeiro papa latino-americano

Imagem:

Compartilhar:

Novo papa é argentino e terá o nome de Francisco

Criado em 13/03/13 16h23 e atualizado em 13/03/13 18h50
Por Portal EBC

papa argentino 1
O novo papa, Francisco (Reprodução)

Com o nome de Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa da Igreja Católica. Ele é o primeiro papa latino-americano da história do papado. Ele sucede Bento XVI, que deixou o cargo no dia 18 de fevereiro alegando idade avançada e questões de saúde.

A eleição no conclave foi marcada pela celeridade, como previam os vaticanistas. Já no segundo dia de votação, Bergoglio conseguiu um mínimo de votos que precisava para ser o novo pontífice: 77 dos 115. Às 15h08, a fumaça branca no teto da Capela Sistina indicava aos fiéis da Praça São Pedro e de todo o mundo que a eleição tinha chegado ao seu fim.

LEIA TAMBÉM:
- Novo papa Francisco I inova na escolha do nome
- Dilma cumprimenta novo papa e diz que fiéis aguardam visita ao Brasil em julho
- Entenda a hierarquia de governo da Igreja Católica
- Maior participação de mulheres na Igreja Católica é tema sensível no Vaticano
- Confira imagens dos papas dos séculos 20 e 21
- Conclaves acontecem na Capela Sistina desde 1492

A escolha de Bergoglio é vista com surpresa pela imprensa internacional. Há algumas semanas, vaticanistas colocavam Angelo Scola entre os três principais papáveis, juntamente com os cardeais Marc Oullet (Canadá) e Odilo Scherer (Brasil).

Biografia

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936.Antes de assumir como papa, ele era o arcebispo de Buenos Aires. Foi criado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001. Formou-se como técnico químico, mas optou pelo caminho do sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto.

Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.

É considerado por muitos vaticanistas um clérigo de perfil que vai do conservador ao moderado. Ele foi duramente contra a decisão da Argentina de legalizar o casamento gay, em 2010.

Alguns pontos destacados por especialistas em Vaticano sobre as posições do novo papa: acredita no uso de contraceptivo, aberto ao diálogo com outras religiões, não está sob investigação de abuso, não está envolvido com o escândalo do Vatileaks, considera urgente uma reforma na cúria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário