one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Consulta pública foi fundamental para criação do Marco Civil da Internet

Imagem:

Compartilhar:

Debates sobre direitos autorais e liberdade na web dominaram o ano

Criado em 11/12/12 23h35 e atualizado em 21/12/12 19h35
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Alberto Azevedo na palestra "A PIPA vai subir"
Alberto Azevedo discute direitos autorais na internet na Latinoware 2012

Sopa, Pipa, Acta, Marco Civil. Projetos de lei sobre a internet foram uma constante em 2012: nunca se debateu tanto o limite da liberdade dos usuários na rede. De um lado desse embate, grupos detentores de direitos autorais querendo acabar com a “pirataria online”. Do outro, grupos protestando contra as propostas invasivas de alguns desses projetos.

A dicotomia ficou bem clara já em janeiro desse ano quando os projetos Stop Online Piracy Act (Sopa) e o Protect IP Act (Pipa) foram colocados na pauta de votação do Congresso norte-americano. Apoiado por empresas como a Warner, Nike e NBC, os projetos previam que as empresas poderiam trocar informações sobre usuários suspeitos de ferir direitos autorais. Além disso, incluiam punições para quem compartilhasse conteúdo pirata na web.

A iminência da aprovação dos projetos causou uma mobilização online. Sites como a Wikipedia, Google e Facebook, além de grupos em defesa à liberdade na internet, se posicionaram contra as propostas. A pressão, que teve o ápice no dia 18 de janeiro, surtiu efeito. O Congresso americano acabou paralisando a votação da Pipa e da Sopa.

Entenda mais sobre o Pipa

Marco Civil foi centro das atenções no Brasil

No Brasil, os debates em relação ao uso da internet giraram em torno do projeto de lei que cria o Marco Civil. E, ao contrário dos projetos feitos nos Estados Unidos, o Marco Civil conta com o apoio de grupos em defesa à liberdade na web. Há inclusive um movimento para que a proposta seja aprovada o mais rápido possível para que não haja brechas para projetos como o Sopa e Pipa no Brasil.

Em setembro, a prisão de um diretor do Google por causa de um vídeo do Youtube durante as eleições de 2012 aumentou ainda mais o debate sobre a necessidade de uma lei de internet no Brasil. 

O Marco Civil tem apoio dos grupos defensores da liberdade na web porque é uma lei que garantiria a privacidade dos usuários. O especialista em segurança na internet Alberto Azevedo explica que o Marco Civil evitaria o vigilantismo online. A aprovação do projeto (que foi construído após consulta pública na internet) evitaria que leis mais duras fossem aprovadas. A entrevista aconteceu durante a edição do Latinoware 2012. Outro grupo que demonstrou apoio ao Marco Civil foi a Cúpula Social do Mercosul

Tablet
A ideia é usar a internet como ferramenta para a apresentação e divulgação de emendas, relatório e demais proposições ( pchow98/Cretive Commons)

Só que assim como os projetos dos EUA, a votação do Marco Civil  foi adiada no Congresso por diversas vezes  e ficou para o ano que vem. Antes do Marco Civil, foi aprovada a lei de tipificação de crimes cibernéticos. A nova lei dividiu especialistas. A previsão é de que a votação entre em pauta no início de 2013.

Confira todas as vezes em que a votação do Marco Civil foi adiado:

 

26/11 - http://www.ebc.com.br/tecnologia/galeria/audios/2012/11/marco-civil-da-internet-volta-a-pauta-da-camara-dos-deputados

20/11 - http://www.ebc.com.br/2012/11/camara-adia-votacao-do-marco-civil-da-internet

14/11 - http://www.ebc.com.br/tecnologia/galeria/videos/2012/11/camara-adia-votacao-do-marco-civil-da-internet

08/11 - http://www.ebc.com.br/2012/11/polemicas-e-divergencias-adiam-pela-terceira-vez-votacao-do-marco-civil-da-internet

20/09 - http://www.ebc.com.br/2012/09/comissao-adia-para-depois-das-eleicoes-votacao-do-marco-civil-da-internet

11/07 - http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2012/07/marco-civil-da-internet-deve-ser-votado-hoje

Entenda mais sobre o Marco Civil

Vídeo explica o que é o Marco Civil

Confira mais detalhes sobre a proposta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário