one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro

Criado em 02/02/15 18h51 e atualizado em 02/02/15 19h45
Por Isabela Vieira Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro. O cortejo na capital carioca reuniu centenas de pessoas (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Festa tem origem no sincronismo religioso com o Dia de Nossa Senhora dos Navegante: na época da escravidão, as pessoas de origem africana aproveitavam os feriados católicos para fazer a reverência  (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil) 

Bonecas enfeitadas, perfumes, brincos, espelhos e muitas flores entre os presentes que os devotos entregaram hoje (2) a Iemanjá, que eles chamam de Rainha do Mar. Com larga tradição no estado da Bahia, onde o 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, é feriado, o cortejo no Rio de Janeiro reuniu centenas de pessoas na Cinelândia, no centro, e seguiu em direção à Praça XV. Lá, os devotos tinham uma barca à disposição deles para entregar os presentes na Baía de Guanabara.

De acordo com babalaô Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), este é o 48º ano do evento no Rio e tem origem no sincronismo religioso com o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes – comemorado também no Rio Grande do Sul. “As pessoas de origem africana, na época da escravidão, para fazer a reverência, aproveitavam os feriados católicos”, disse Santos, lembrando que os cultos africanos eram proibidos.

Há 46 anos na organização da festa para Iemanjá no Rio, o ogan Kotoquinho, do Afoxé Filhas de Gandhy, um dos grupos que trouxeram a tradição da Bahia, explica que os presentes são uma forma de reverenciar a entidade religiosa. De acordo com Kotoquinho, em geral, o momento é de reunir os devotos para o pagamento de promessas, fazer pedidos e refletir sobre o ano que se inicia. “[No} dia 2 [de fevereiro] a gente busca  Iemanjá para refletir sobre o ano que passou. Pede força, saúde e prosperidade, sem confusão, para o ano seguinte com o coração aberto.”

Para agradecer pelas dádivas e renovar os pedidos, a representante comercial Lúcia Regina de Paula juntou-se ao cortejo. Foi a quinta vez que Lúcia tirou o dia para homenagear Iemanjá. “Hoje vou fazer um pedido especial, sobre algo que aconteceu recentemente, e tenho certeza de que serei abençoada. Ainda hoje, depois da oferta, terei minha resposta.”

Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro. O cortejo na capital carioca reuniu centenas de pessoas (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Barca leva bonecas, flores e outros presentes dos devotos para Iemanjá, Rainha do Mar (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Aos 78 anos, a aposentada Araci Andrade Corrêa também participa da homenagem. Este ano, ela deposita no mar, de cima da barca, na Baía de Guanabara, rosas brancas. “Venho tem cinco anos, apanho a barca. A gente corre as ilhas, depois, a barca para. Aí, entregamos nossas oferendas e fazemos pedidos. É lindo, se vocês quiserem vir, vão adorar”, disse Araci, que é devota.

Durante a concentração do cortejo, na Cinelândia, líderes religiosos cobraram mais apoio da prefeitura para a organização da festa e reclamaram da ausência de banheiros químicos. A prefeitura respondeu que apenas dá autorização para eventos e esquematiza o trânsito para facilitar o cortejo. A infraestrutura para o evento é responsabilidade dos organizadores.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário