one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Consórcio responsável pelo projeto Novo Recife adquiriu em 2008 por meio de leilão público parte dos antigos armazéns do Cais José Estelita, uma área de mais de 100 m² que pertencia à Rede Ferroviária Federal

Imagem:

Compartilhar:

Ocupe Estelita: manifestantes voltam a protestar contra derrubada de cais em Recife

Criado em 05/05/15 15h05 e atualizado em 06/05/15 11h27
Por Leandro Melito - Portal EBC

Manifestantes do lado de fora da Câmara de Recife durante votação do PL 08/2015
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestantes do lado de fora da Câmara de Recife durante votação do PL 08/2015

Direitos Urbanos

Brasília - Um movimento de protesto que ganhou grande repercussão no ano passado, o Ocupe Estelita, que reuniu ativistas e apoiadores contra a derrubada do Cais José Estelita, na região central do Recife, volta às ruas na tarde desta terça-feira (5).

O motivo é a aprovação do Projeto de Lei que "define normas e estabelece parâmetros para o uso e ocupação desta frente d'água, considerando suas potencialidades paisagísticas, fisicoculturais e econômicas" por meio do Projeto Novo Recife e prevê a derrubada do cais. O PL nº08/2015 foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Recife nesta segunda-feira (4). "Lamentamos que na esfera municipal ele se conclua dessa maneira. Estabelecemos uma luta tão bonita, tão simbólica, justamente para que a prefeitura tivesse a oportunidade de se redimir", afirma a professora de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Liana Lins.

Ela considera que a aprovação do projeto aconteceu sem a participação da sociedade civil envolvida no processo e acredita que os vereadores tenham antecipado a votação - que não estava prevista na ordem do dia - devido a uma ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A votação aconteceu por meio de uma sessão extraordinária no mesmo dia que o MPPE encaminhou à presidência da Câmara um ofício informando sobre ação civil pública que pede a devolução do projeto de lei para o Conselho da Cidade da Prefeitura do Recife. A ação foi ajuizada no Tribunal de Justiça de Pernambuco na última quinta-feira (30).

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara, afirmou que o projeto já tinha sido amplamente discutido em audiências públicas e encontros dos movimentos com a Prefeitura e por isso chegou à Câmara nesta segunda (4) e foi votado extra pauta

A Lei foi sancionada pelo prefeito Geraldo Júlio e publicada no Diário Oficial do Recife nesta terça-feira (5). 

Em nota, a prefeitura afirmou que o projeto foi discutido durante 42 dias e em uma audiência pública realizada pelo Conselho da Cidade. Ela afirma que a legislação aprovada "aplica importantes princípios de qualidade urbana e ambiental, priorizando os espaços públicos".

O Consórcio Novo Recife, responsável pelo projeto, informou, por meio de nota que "dará início ao processo de desenvolvimento dos projetos de engenharia e arquitetura para apresentação formal à Prefeitura".


O Consórcio Novo Recife, empreendedor do projeto de mesmo nome, informou, através de nota, que "em atenção à aprovação pela Câmara dos Vereadores do Recife - e sanção da Prefeitura - do projeto de lei 8/2015, que institui e regulamenta o plano urbanístico específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, o Consórcio Novo Recife comunica que dará início ao processo de desenvolvimento dos projetos de engenharia e arquitetura para apresentação formal à Prefeitura".

Formado pelas empresas Ara Empreendimentos, GL Empreendimentos, Moura Dubex Engenharia e Queiroz e Galvão, o consórcio adquiriu em 2008 por meio de leilão público parte da área dos antigos armazéns do Cais José Estelita, uma área de mais de 100 m² que pertencia à Rede Ferroviária Federal.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário