Digite sua busca e aperte enter


Crianças de 4 anos deverão ser matriculadas na pré-escola

Imagem:

Compartilhar:

O que é o Ideb?

Criado em 05/09/14 18h00 e atualizado em 05/09/14 18h30
Por Portal EBC

Estudantes em sala de aula
O Ideb mede a qualidade da educação brasileira em três níveis de ensino (Marcello Casal Jr./ABr)

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país. Divulgado a cada dois anos, o índice varia em uma escala de 0 a 10 e é calculado a partir de dois componentes: as taxas aprovação dos estudantes e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações aplicadas pelo Inep.

A partir desses dados são calculados o Ideb de cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional. Cada unidade de ensino pública (seja municipal, estadual ou federal) tem metas no Ideb a serem atingidas a cada dois anos. Também foram determinadas metas para todos os municípios e estados. 

O Ideb é calculado para três etapas de ensino: anos iniciais do ensino fundamental ( 1º ao 5° ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Atualmente, o Ideb nacional para os primeiros anos do ensino fundamental é de 5,2 pontos, segundo os dados apurados para o ano de 2013. A meta é que, até 2022, o país atinge a média 6 no Ideb. 

Leia também:

Ensino médio mantém desempenho e não atinge metas do Ideb para 2013

Ensino médio piora em 13 estados; confira resultados

Nesta sexta-feira (5), o MEC divulgou os resultados do Ideb de 2013. No ensino médio, o índice não registrou crescimento e ficou abaixo da meta estabelecida. Para os anos finais do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,1 para 4,2 , mas também não atingiu a meta prevista para o período, que era de 4,4 pontos. Já para os anos inicial do ensino fundamental, a pontuação passou de 5,0 para 5,2, supernado em 0,3 pontos percentuais a meta prevista para 2013. Acesse o sistema de consulta às notas do Ideb para conferir os resultados do índice por escola, município e estado. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário