one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças de 4 anos deverão ser matriculadas na pré-escola

Imagem:

Compartilhar:

O que é o Ideb?

Criado em 05/09/14 18h00 e atualizado em 05/09/14 18h30
Por Portal EBC

Estudantes em sala de aula
O Ideb mede a qualidade da educação brasileira em três níveis de ensino (Marcello Casal Jr./ABr)

Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país. Divulgado a cada dois anos, o índice varia em uma escala de 0 a 10 e é calculado a partir de dois componentes: as taxas aprovação dos estudantes e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações aplicadas pelo Inep.

A partir desses dados são calculados o Ideb de cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional. Cada unidade de ensino pública (seja municipal, estadual ou federal) tem metas no Ideb a serem atingidas a cada dois anos. Também foram determinadas metas para todos os municípios e estados. 

O Ideb é calculado para três etapas de ensino: anos iniciais do ensino fundamental ( 1º ao 5° ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Atualmente, o Ideb nacional para os primeiros anos do ensino fundamental é de 5,2 pontos, segundo os dados apurados para o ano de 2013. A meta é que, até 2022, o país atinge a média 6 no Ideb. 

Leia também:

Ensino médio mantém desempenho e não atinge metas do Ideb para 2013

Ensino médio piora em 13 estados; confira resultados

Nesta sexta-feira (5), o MEC divulgou os resultados do Ideb de 2013. No ensino médio, o índice não registrou crescimento e ficou abaixo da meta estabelecida. Para os anos finais do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,1 para 4,2 , mas também não atingiu a meta prevista para o período, que era de 4,4 pontos. Já para os anos inicial do ensino fundamental, a pontuação passou de 5,0 para 5,2, supernado em 0,3 pontos percentuais a meta prevista para 2013. Acesse o sistema de consulta às notas do Ideb para conferir os resultados do índice por escola, município e estado. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário