Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Questão sobre feminismo com citação de Simone de Beauvoir foi surpresa, diz professor

Criado em 24/10/15 20h56 e atualizado em 25/10/15 20h19

Uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 que mais repercutiu nasredes sociais após o término da prova foi a que trouxe a citação da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino". A pergunta pedia para o candidato caracterizar para qual movimento social da década de 1960 o pensamento de Beauvoir contribuiu. A repsosta correta era "organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero", o item "C" no caderno de provas de cor branca. 

Com redação sobre violência contra a mulher, Enem 2015 é considerado "feminista" nas redes

Durante o programa Caiu no Enem, o professor de sociologia Gabriel Melo disse que o tema foi uma surpresa, mas que a questão dialoga muito com as discussões sobre a luta pelo direito das mulheres e as questões de gênero na sociedade brasileira este ano. "A retirada dos pontos sobre ideologia de gênero no PNE [Plano Nacional de Educação] foi um dos pontos desse debate", avaliou ele.

Confira o trecho do programa:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário