one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do basquete em cadeira de rodas

Criado em 15/08/16 19h13 e atualizado em 15/08/16 19h22
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

O basquetebol em cadeira de rodas faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde Roma 1960, primeira edição do evento. Na Rio 2016, 12 seleções masculinas e 10 femininas competem pelo pódio entre os dias 8 e 17 de setembro na Arena Carioca 1 e na Arena Olímpica do Rio, ambas na Barra da Tijuca.

Praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos que haviam saído feridos da Segunda Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. As mulheres passaram a disputar a modalidade em 1968, nos Jogos de Tel Aviv.

Os países com o maior número de medalhas são os Estados Unidos, Inglaterra e Israel na categoria masculina. Já no feminino Estados Unidos também lideram, seguidos pela Alemanha e Israel. O Brasil ainda não conquistou medalhas na modalidade nas Paralimpíadas.

Os responsáveis pelo esporte no mundo é a International Wheelchair Basketball Federation (http://www.iwbf.org/) no Brasil a responsável é a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (www.cbbc.org.br).


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário