one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pai e bebê

Imagem:

Compartilhar:

Homens podem se tornar mais presentes na vida do bebê

Criado em 06/06/14 15h12 e atualizado em 06/06/14 15h37
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Pai e bebê
É fundamental a presença do pai desde a gestação até os cuidados com o bebê (Páris Neto/Creative Commons)

Dar à luz uma criança é experiência única, mas que também representa uma carga emocional muito grande para a mulher. São muitas mudanças (no corpo, na casa, na família, na cabeça) e tantas novidades, que pode ser difícil para a nova mãe lidar com seus medos e suas inseguranças sozinha. Por isso, é fundamental a presença do pai desde a gestação até os cuidados com o bebê.

Leia também

Licença-paternidade de cinco dias destoa da configuração atual de família

Paternidade Ativa: leia o depoimento de três homens que decidiram fazer mais pelos filhos

O pai deve mostrar para o bebê que existe vida além do colo da mãe e dar apoio à mulher nos primeiros meses pós-gravidez, quando ela ainda está insegura quanto à sua nova função materna e exausta com os cuidados com o recém-nascido.

O folheto O Papel do Pai, produzido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, dá algumas dicas sobre como o pai pode se envolver com a chegada do bebê e o que ele fazer para se tornar mais presente. Confira algumas das sugestões:

O papel do pai

1) Dar apoio emocional à nova mãe, que pode se sentir insegura para desempenhar sua função materna.

2) Mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além de sua mãe.

3) Ensinar à criança que a mãe não é só dela. É também uma mulher que o bebê precisa aprender a dividir de vez em quando, evoluindo de uma extrema dependência para sua independência relativa.

4) Para a criança, seu pai é um herói, uma fortaleza. E ela deposita nele seus sonhos de crescimento e o desejo de ser como ele (para os meninos) ou encontrar alguém como ele para ter como
companheiro (para as meninas).

5) Ser uma figura de autoridade dentro da casa: se o bebê percebe que a mãe e o pai se respeitam, aprenderá que existem regras de convivência que precisam ser respeitadas.

Manual do pai presente

- Acompanhar a mulher nas consultas do pré-natal, conhecer o médico que fará o parto e, depois, o pediatra que vai cuidar do bebê.

- Assistir ao parto e apoiar a mãe nesse momento tão especial.

- Tirar a licença-paternidade (normalmente de cinco dias) para aproveitar os primeiros dias do bebê em casa, ao lado da mãe.

- Acompanhar e incentivar a amamentação, estando ao lado da mãe nesse momento. Também pode ajudar fazendo o bebê arrotar ou trocando as fraldas.

- Ajudar nas tarefas da casa: cuidar do almoço (ou do jantar), manter as contas em dia e encarregar-se das compras, entre outras tarefas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário