one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Material de aborto apreendido

Imagem:

Compartilhar:

Entenda regulamentação do aborto no Brasil, tema de discussão em época eleitoral

Criado em 16/09/14 11h54 e atualizado em 17/09/14 08h10
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Aborto
Manifesto feminista em São Paulo contra revogação da Portaria 415 (#abortolegal/facebook)

Tema de polêmica e discussão também em período eleitoral, o aborto consiste na interrupção da gravidez, com a remoção ou expulsão prematura de um embrião do útero. O aborto pode ser espontâneo (quando independentemente de qualquer intenção da grávida ou de terceiro) ou artificial, quando o fim da gestação e da vida do feto é provocada mediante técnicas médicas ou medicamentosas.

É esse segundo caso que gera o maior embate público. Devido às proporções, questões religiosas e morais envolvidas, o tema não é tratado de forma aberta pelos programas de governo dos principais candidatos à Presidência da República. Embora sejam questionados sobre o assunto, uma mudança na atual legislação não seria decidida no âmbito do Executivo, mas do Congresso Nacional.

Leia também no Portal EBC:

Abortos clandestinos não passam de 100 mil por ano, dizem especialistas

Manifestações contra e a favor do aborto marcam seminário sobre mortalidade materna

Papa diz que Igreja não mudará posição contra o aborto

No Brasil, o aborto só não é qualificado como crime quando ocorre naturalmente ou quando praticado por médico capacitado em três situações: em caso de  risco de vida para a mulher causado pela gravidez, quando a gestação é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico (desde decisão do STF pela ADPF 54, votada em 2012, que descreve a prática como "parto antecipado" para fim terapêutico). 

Lei atual

A legislação foi criada na década de 1940. A lei civil considera a existência de uma pessoa desde a sua concepção. A Constituição Federal, por sua vez, garante a inviolabilidade do direito à vida. Enquanto o Código Penal (artigo 128), ao tratar dos crimes contra a pessoa, trata sobre o aborto provocado pela gestante ou sob seu consentimento. A pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção para a gestante, e de 1 a 4 anos de reclusão para o médico ou qualquer outra pessoa que realize em outra pessoa o procedimento de retirada do feto.

Assim como pelos argumentos contrários ao procedimento, o conceito da defesa da vida também é alegado por grupos pró-aborto, que destacam que a clandestinidade põe em risco a vida de milhões de mulheres. Ativistas tratam o aborto como uma questão de saúde pública e de direito da mulher, ideias que surgiram a partir dos anos 90 do século passado.

Debate antigo

A origem do debate remonta ao fim dos anos 50, quando o tema era tratado no âmbito do controle populacional. Na época, o aborto era ilegal em todo mundo, com exceção de União Soviética e Inglaterra. 

Hoje, dados do Centro Feminista de Estudo e Assessoria (CFemea) mostram que uma em cada sete mulheres no Brasil já fez aborto, o que representa cinco milhões de mulheres, de acordo com a entidade. Ainda segundo o CFemea, os abortos clandestinos são a terceira maior causa de mortes maternas no país. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário