one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Policiais do Batalhão de Choque cercam desde a madrugada o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Os indígenas da Aldeia Maracanã e apoiadores resistem à desocupação.

Imagem:

Compartilhar:

Após saída de índios de antigo museu, manifestantes e policiais entram em confronto no Rio

Criado em 22/03/13 12h17 e atualizado em 22/03/13 12h38
Por Flávia Villela Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Manifestantes que acompanhavam, do lado de fora, a saída de indígenas do prédio do antigo Museu do Índio ocuparam a Avenida Radial Oeste - uma das principais e mais movimentadas da cidade do Rio, que passa ao lado do museu. Todos os índios saíram  pacificamente, e o imóvel está vazio.

Leia também

Aldeia Maracanã: polícia imobiliza e leva gestante

Índios aceitam oferta do governo do Rio e começam a deixar prédio de antigo museu

O Batalhão de Choque da Polícia Militar usa bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e bala de borrachas para conter os manifestantes, que fizeram uma corrente humana no meio da pista. Eles estão sendo retirados à força. Jornalistas também foram atingidos e o clima é de confusão.  


O prédio estava cercado desde às 3h por policiais do Batalhão de Choque. Por ordem da Justiça Federal, o imóvel deveria ser desocupado ainda hoje (22), a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro, que deseja reformar o local para receber o Museu Olímpico.

Construído no século 19, o prédio abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo Marechal Candido Rondon. Já como museu, o local teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário