one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cheia do Rio Madeira

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo com redução do nível do Rio Madeira, tráfego na BR-364 continua limitado

Criado em 16/04/14 14h37 e atualizado em 16/04/14 14h49
Por Andreia Verdélio Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O tráfego na BR-364 continua interditado para veículos de pequeno porte, apenas caminhões conseguem percorrer o trajeto entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), com prioridade para aqueles carregados com itens de primeira necessidade. O nível do Rio Madeira, em Rondônia, continua baixando após a cheia recorde que atingiu o estado nos últimos dois meses, inundando 42,5% do território. Com a enchente, o Acre ficou isolado, por causa do alagamento da BR-364, única ligação do estado com o resto do Brasil.

A cota do rio, em Porto Velho, que chegou a 19,70 metros, está hoje (16) em 18,77 metros. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Polícia Rodoviária Federal e autoridades dos dois estados permanecem nos locais de alagamento monitorando o tráfego e fazendo reparos emergenciais.

O governo de Rondônia calcula que a reconstrução no pós-enchente pode custar R$ 5 bilhões. A informação foi divulgada em reunião com representantes dos dois estados, de órgãos envolvidos no enfrentamento da maior cheia da bacia do Madeira, que desabrigou 7.754 famílias, sendo 5.584 só em Rondônia.

Leia também em Brasil:

Navio da Marinha leva atendimento médico e odontológico a ribeirinhos

Na maior bacia hidrográfica do planeta, desafio é levar água a ribeirinhos

MTE reduz 17% da exploração de mão de obra infantojuvenil em 2013

Manifestantes protestam em São Paulo contra a Copa

Segundo a assessoria, com informações do Sistema de Prevenção da Amazônia (Sipam), estatisticamente, há possibilidade de ocorrer outro desastre semelhante na região só em 220 anos. A probabilidade de uma nova cheia na mesma proporção para o ano que vem é 0,45%. O Sipam sugeriu ainda que sejam feitas ações conjuntas com a Bolívia para aperfeiçoar a prevenção de desastres.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário