one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem ilustrativa para consumo de energia

Imagem:

Compartilhar:

Aneel aprova índices menores de reajuste para distribuidora de energia do Paraná

Criado em 09/07/13 15h40 e atualizado em 09/07/13 15h57
Por Sabrina Craide Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (9) o adiamento de parte do reajuste da distribuidora Copel, que atende a mais de 4 milhões de unidades consumidoras no Paraná. A alteração foi pedida pela própria empresa e fará com que o reajuste médio aplicado aos clientes passe de 14,61% para 9,55%.

A Aneel tinha aprovado no final de junho índices de reajuste maiores para a Copel, mas, a pedido da própria distribuidora, o reajuste foi suspenso e os valores foram revistos. Na ocasião, a empresa disse que estava concluindo análises internas para identificar a melhor forma de aplicação do adiamento, de modo que não traga prejuízo à saúde financeira da empresa. Com a alteração, o índice aplicado aos consumidores residenciais será 8,77% e para as indústrias, 9,32%. O índice será retroativo ao dia 24 de junho, data em que o reajuste da empresas entraria em vigor.

Segundo a Aneel, a redução deverá ser considerada como componente financeiro no próximo reajuste tarifário da Copel em 2014. Ou seja, a diferença entre o que foi aprovado pela Aneel anteriormente e o que não foi aplicado agora pode ser considerada no ano que vem.

“Não interessa à concessionária, nem à Aneel, nem a ninguém que a tarifa tenha uma oscilação, um efeito sanfona. Então é normal que a empresa possa pedir que seja diluído esse impacto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário