one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As ameaças de guerra ganham força na região

Imagem:

Compartilhar:

EUA afirmam que Coreia do Sul está protegida por “escudo nuclear”

Criado em 18/03/13 15h49 e atualizado em 22/03/13 20h33
Por Portal EBC*

Guerra na Coreia
EUA colocam seu arsenal à disposição da Coreia do Sul (Foto: Télam)

Os EUA afirmaram nesta segunda-feira (18) que a Coreia do Sul está protegida por seu “escudo nuclear” em resposta às recentes ameaças da Coreia do Norte de lançar um ataque nuclear preventivo contra uma possível invasão. A afirmação foi feita pelo subsecretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, que classificou a Coreia do Sul como aliada e colocou o arsenal norte-americano à disposição de Seul.

Na última sexta-feira, o Pentágono anunciou o deslocamento de 14 interceptores terrestres de mísseis, que se somarão aos 30 já instalados nos EUA, com objetivo de “adiantar-se aos avanços no desenvolvimento norte-coreano de mísseis balísticos”, acrescentou nesta segunda-feira o funcionário da Defesa dos EUA.

Leia também:

Coreia do Norte acusa Coreia do Sul e EUA de ataque cibernético

Coreia do Norte aumenta manobras militares

Ilha de Baengnyeong será primeiro alvo da Coreia do Norte em caso de conflito

Coreia do Norte fecha fronteira com a Coreia do Sul e cancela operações conjuntas

ONU impõe novas sanções à Coreia do Norte

A declaração de Carter, que visita Seul como parte de sua viagem asiática, se produz em um momento de elevada tensão, depois que Pyongyang lançou repetidas ameaças de guerra contra Seul e Washington na última semana.

O subsecretário afirmou também que os cortes orçamentários anunciados pelo governo Barack Obama não afetarão a preparação militar das forças conjuntas de Washington e Seul no território sul-coreano.

Exercícios militares

Coreia do Sul e Washington, que mantêm exercícios militares conjuntos anuais em território sulcoreano, foram duramente condenados pelo governo de Kim Jong-un no Norte, para quem os exercícios são “ensaios para invasão” de seu país.

Como resposta a estes exercícios e as recentes sanções da ONU por sua última prova nuclear, Pyongyang cortou a linha de comunicação entre as duas Coreias e declarou nulo o acordo de cessar fogo com o Sul de 1953, além de ameaçar com um “ataque nuclear preventivo”.

Os EUA mantêm 28.500 efetivos militares na Coreia do Sul como herança da Guerra da Coreia (1950-53), em que se calcula que tenham morrido cerca de 3 milhões de pessoas até sua conclusão com o armistício.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário