one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As ameaças de guerra ganham força na região

Imagem:

Compartilhar:

Ameaças da Coreia do Norte provocam reações da comunidade internacional

Criado em 09/04/13 06h22 e atualizado em 09/04/13 07h20
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Guerra na Coreia
Pela lei aprovada, a Coreia do Norte se diz empenhada com os esforços internacionais para a não proliferação e o desarmamento.(Telan)

Brasília – A tensão na Península Coreana agravou-se nos últimos dias com a ameaça do governo da Coreia do Norte de promover testes nucleares em direção à Coreia do Sul e aos Estados Unidos. As ameaças foram respondidas com ações pelos sul-coreanos, norte-americanos e japoneses – todos colocaram seus arsenais bélicos em alerta. O clima gerou sanções da comunidade internacional à Coreia do Norte e advertências, mas nem por isso o temor diminuiu.

A Coreia do Norte, que abandonou o Tratado de Não Proliferação Nuclear em 2003, diz ter  “direito soberano” de manter armas nucleares. Na sessão do último dia 1º, a Suprema Assembleia Popular aprovou uma lei cujo objetivo principal é permitir que existam armas nucleares a serem usadas “para repelir invasão ou ataque por parte de uma potência nuclear, assim como para realizar ataques retaliatórios".


Leia mais:

Embaixador do Brasil na Coreia do Norte diz que clima é de normalidade

Com embaixada em funcionamento, Brasil se mantém informado permanentemente

Japão implanta mísseis de superfície como prevenção a ataques da Coreia do Norte

 

Pela lei aprovada, a Coreia do Norte se diz empenhada com os esforços internacionais para a não proliferação e o desarmamento. Na prática, o governo norte-coreano informou à comunidade internacional que manterá o desenvolvimento de um programa nuclear, mas que fará de acordo com a lei.

 

Porém,  uma resolução, de 2006, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, determina que a Coreia do Norte abandone todas as armas nucleares e o desenvolvimento de programas de tal forma que a medida seja comprovada e irreversível.

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo e as informações sobre seu arsenal bélico e nuclear envolvem dados não oficiais, estimativas e avaliações de especialistas. Para alguns especialistas, a Coreia do Norte não tem a capacidade nuclear que diz ter. Porém, eles advertem que a gravidade da situação não pode ser subestimada e que há um risco real, em uma área  militarizada.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário